O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou novamente a política do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao Irã, Cuba e Venezuela. Lula destacou que a Casa Branca não tem o direito de ameaçar países com os quais não concorda.
“Trump não tem o direito de acordar e achar que pode ameaçar um país. Ele não foi eleito para isso. O mundo não lhe dá esse direito. A Constituição americana e a carta da ONU não garantem isso”, afirmou Lula.
Recentemente, Trump ameaçou cometer um crime de genocídio contra o Irã, caso o país não aceitasse os termos dos EUA para o fim da guerra no Oriente Médio.
O presidente Lula fez esses comentários em uma entrevista ao jornal espanhol El País, publicada na quinta-feira (16), e também discutiu as ameaças de Trump a Cuba e Venezuela.
“Nenhum país tem o direito de ferir a integridade territorial de outro país ou de não respeitar a soberania dos outros”, completou.
🔥 LEIA TAMBÉM
- Parlamentares da base governista apresentam alternativa à direita durante visita aos EUA
- Lula aprova lei para renovação automática da CNH.
- Safatle defende que pensadores devem enfrentar o fascismo sem medo.
- PL ficará com a maior fatia do fundo eleitoral para as campanhas do TSE.
- Câmara aprova urgência para projeto que simplifica garimpo de pequeno porte.
Para Lula, o mundo precisa de lideranças que reconheçam que o planeta não pertence a um único país. Ele ressaltou a responsabilidade dos países mais poderosos em manter a paz mundial.
Terceira Guerra Mundial
O presidente comentou sobre a possibilidade de uma terceira guerra mundial devido à política intervencionista de Trump.
“Uma terceira guerra mundial seria uma tragédia dez vezes mais potente que a Segunda Guerra Mundial”, afirmou.
Quando perguntado se acredita que uma guerra mundial é possível, Lula respondeu que “se continuarem achando que podem levantar de manhã e atirar contra qualquer um, ela pode acontecer”.
Cuba
Lula também condenou o endurecimento do bloqueio energético contra Cuba, que já dura quase setenta anos, afirmando que Cuba é “precioso” para o Brasil.
“Não é compreensível um bloqueio de 70 anos. Se as pessoas que não gostam de Cuba realmente se preocupam com o povo cubano, por que não se preocupam com o Haiti?”, questionou.
O Haiti enfrenta uma grave crise econômica e social há décadas, com gangues armadas controlando parte do território de Porto Príncipe.
Lula ainda destacou que Cuba precisa de oportunidades para melhorar sua situação interna. “Como sobreviver um país que não pode receber alimento, combustível ou energia?”, questionou.
Venezuela
Sobre a Venezuela, Lula afirmou que o governo brasileira defende a realização das eleições em julho de 2024 e que o resultado deve ser respeitado para que o país vizinho “possa voltar a ter paz”.
“Os EUA não podem achar que podem administrar a Venezuela”, finalizou.
Taxação
Referente à taxação dos EUA sobre partes das exportações brasileiras ocorrida entre abril e agosto de 2025, Lula recordou sua conversa com Trump.
“Nunca pedi que ele concordasse ideologicamente comigo, assim como eu não concordo com ele. Dois chefes de Estado não precisam ter a mesma ideologia. Precisamos focar nos interesses dos nossos países”, concluiu.
Após negociações entre Brasília e Washington em novembro de 2025, os EUA retiraram a tarifa de 40% sobre produtos brasileiros. Em fevereiro deste ano, a Suprema Corte norte-americana anulou a taxação imposta por Trump a diversos países a pedido de empresas afetadas.
Fonte: Agência Brasil

