InícioBrasilJustiçaEx-agentes da Guarda Civil são condenados por atuação na Cracolândia.

Ex-agentes da Guarda Civil são condenados por atuação na Cracolândia.

Três ex-agentes da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo foram condenados pela 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores a perder a função pública e a cumprir penas de 11 a 16 anos em regime fechado.

Os agentes, denunciados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público, atuaram entre outubro de 2019 e janeiro de 2023, abastecendo o mercado ilegal de armas e munições na região conhecida como Cracolândia.

Além disso, eles vendiam bloqueadores de sinais de radiofrequência, utilizados para ocultação de veículos roubados.

A denúncia do MPSP destacou que o esquema se beneficiava do cenário de degradação e da elevada incidência de atividades criminosas na área.

“O comércio clandestino de armas fazia parte de um ecossistema criminoso mais amplo, que incluía receptação, tráfico de drogas, exploração de jogos de azar e corrupção de agentes públicos”, informou o GAECO.

A Cracolândia está marcada pela cena de uso aberto de drogas, além de envolver redes de tráfico e receptação de furtos. Há cerca de um ano e meio, a área foi dispersada, restando grupos pequenos, com menos de 15 indivíduos, que ainda consomem entorpecentes abertamente. Muitos dos moradores de rua que ali estavam foram deslocados para outras partes da cidade, como Raposo Tavares, Cidade Tiradentes, Vila Leopoldina e Jardim Ângela.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo