O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta segunda-feira (1º), que a parceria estratégica entre Brasil e China se torna ainda mais significativa “em meio às atuais turbulências internacionais”. O chanceler brasileiro está em Pequim para o 5º Diálogo Estratégico Global.
Durante reunião com o vice-presidente chinês Han Zheng e o ministro do Comércio, Wang Wentao, o ministro brasileiro solicitou maior acesso aos produtos brasileiros no mercado chinês e a garantia de fornecimento estável de fertilizantes chineses ao Brasil. Mauro Vieira também se encontrou com o chanceler chinês Wang Yi.
De acordo com o Itamaraty, a China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009, absorvendo 27% das exportações brasileiras. “Em 2025, o comércio bilateral alcançou US$ 170,9 bilhões, marcando o 10º ano consecutivo de recorde”, informou o governo em postagem nas redes sociais. A visita também coincide com as celebrações do Ano Cultural Brasil-China.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
Investimentos da China
Vieira ressaltou que o Brasil está aberto a novos investimentos chineses em modernização industrial, transição energética e alta tecnologia. Em 2025, o Brasil se destacou como o maior destino mundial de investimentos produtivos diretos da China.
- Brasil responde aos Estados Unidos sobre alegações de trabalho forçado.
- Papa designa primeira mulher para chefiar comunicações do Vaticano.
- Colômbia: Petro contesta resultado eleitoral inicial
- Vieira embarca para Pequim em encontro bilateral com o governo chinês.
- Brasil no Mundo discute impacto da decisão dos EUA sobre organizações criminosas
O ministro brasileiro e o vice-presidente chinês concordaram que houve avanços significativos na relação bilateral. Os países também decidiram dispensar vistos para viagens de curta duração, considerado um passo importante para a aproximação entre os povos e a promoção do turismo.
Fonte: Agência Brasil

