A TV Brasil exibe neste domingo (31), às 19h30, uma edição inédita do programa Brasil no Mundo, que analisa os principais acontecimentos internacionais e seus impactos no país. Neste episódio, Cristina Serra, Jamil Chade e Yan Boechat recebem a professora de história comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Beatriz Bissio, para comentar a designação de facções criminosas como terroristas pelos Estados Unidos e as implicações dessa mudança para o Brasil e América Latina.
O Brasil no Mundo desta semana também analisa como a desconfiança na condução dos Estados Unidos está estimulando uma reorganização de acordos econômicos entre diferentes atores globais. A produção da TV Brasil discute ainda a situação da Ucrânia, com a recente intensificação dos ataques russos a Kiev.
A convidada Beatriz Bissio possui doutorado sobre a civilização árabe-islâmica clássica, resultado no livro O Mundo Falava Árabe. Ela acumula experiência como correspondente internacional de vários veículos de comunicação latino-americanos e foi criadora da revista Cadernos do Terceiro Mundo.
Sobre a produção
O Brasil no Mundo se dedica a discutir, com profundidade e clareza, os grandes acontecimentos internacionais que moldam a política, a economia e a vida cotidiana. Com a apresentação de Cristina Serra, Jamil Chade e Yan Boechat, o programa combina análises de contexto, explicações acessíveis e entrevistas com especialistas que ajudam a iluminar os reflexos do cenário global no Brasil.
Cristina Serra atua como jornalista há cerca de 40 anos, tendo trabalhado na Globo por 26 anos, incluindo uma correspondente em Nova York.
- Brasil responde aos Estados Unidos sobre alegações de trabalho forçado.
- Papa designa primeira mulher para chefiar comunicações do Vaticano.
- Na China, Vieira ressalta parceria com o país como “nunca tão relevante”
- Colômbia: Petro contesta resultado eleitoral inicial
- Vieira embarca para Pequim em encontro bilateral com o governo chinês.
Jamil Chade, com duas décadas de experiência, atua como correspondente de diversos veículos no escritório da Organização das Nações Unidas em Genebra, contribuindo com BBC, CNN, Guardian e veículos brasileiros.
Yan Boechat cobre conflitos internacionais há 20 anos para veículos como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, tendo realizado reportagens in loco na África, Oriente Médio, Rússia e América Latina.
O programa já recebeu personalidades como a então ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2025 (COP30); o geógrafo Elias Jabbour e a economista Juliana Furno.
Ao vivo e on demand
Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, disponível pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.
Serviço
Brasil no Mundo – Domingo (31), às 19h30, na TV Brasil
Brasil no Mundo – Segunda (1º), às 2h, na TV Brasil
TV Brasil na internet e nas redes sociais
Site – https://tvbrasil.ebc.com.br
Instagram – https://www.instagram.com/tvbrasil
YouTube – https://www.youtube.com/tvbrasil
X – https://x.com/TVBrasil
Facebook – https://www.facebook.com/tvbrasil
TikTok – https://www.tiktok.com/@tvbrasil
TV Brasil Play – http://tvbrasilplay.com.br
Fonte: Agência Brasil

