InícioBrasilSaúdeUbá registra primeira morte por leptospirose após enchentes

Ubá registra primeira morte por leptospirose após enchentes

A Secretaria de Saúde de Ubá, município mineiro severamente impactado por chuvas e enchentes no final de fevereiro, confirmou nesta quarta-feira (11) a primeira morte por leptospirose. A vítima era uma mulher com idade entre 30 e 35 anos.

Segundo a secretaria, 41 casos suspeitos da doença foram notificados no município e estão em investigação epidemiológica. As amostras foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

Nas redes sociais, a secretaria destacou que a leptospirose pode ser transmitida pelo contato com água ou lama contaminada pela urina de ratos, uma situação comum após enchentes. A orientação é que a população fique atenta aos seguintes sintomas:

  • febre;
  • dor de cabeça;
  • dor intensa no corpo, especialmente nas panturrilhas;
  • náuseas e vômitos.

Nesses casos, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. “Se houver agravamento, busque atendimento hospitalar imediato. As equipes de saúde estão monitorando a situação e intensificando as ações de prevenção no município”.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Chuvas em Minas Gerais

As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Mineira no final de fevereiro resultaram em 72 mortes, após diversos deslizamentos de terra, desabamentos de prédios e transbordamentos de rios. Foram 65 mortes registradas em Juiz de Fora e sete em Ubá, além de milhares de moradores desalojados ou desabrigados.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo