InícioBrasilPolíticaLula defende que o Estado deve assegurar o acesso a medicamentos.

Lula defende que o Estado deve assegurar o acesso a medicamentos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que investimentos em políticas públicas que asseguram acesso a medicamentos são essenciais para salvar vidas, não um gasto. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (26) durante visita ao complexo industrial da Brainfarma, em Anápolis (GO).

“Eu sou do tempo em que as pessoas pobres iam ao médico, recebiam a receita e colocavam-na embaixo do travesseiro ou em um copo na prateleira, aguardando o dinheiro para comprar o remédio. Como o dinheiro não chegava, muitas vezes as pessoas morriam sem poder adquirir o medicamento”, discursou o presidente.

Lula destacou que o programa Farmácia Popular é uma política pública destinada a garantir acesso a medicamentos essenciais, considerado por ele um direito humanitário fundamental.

Obrigação do Estado

“Se a pessoa não pode comprar, o Estado tem a obrigação de garantir esse direito. Muitos acreditam que isso representa um grande gasto. Eu, sinceramente, não vejo investimento melhor do que aplicar recursos para salvar a vida de homens, mulheres e crianças neste país”, disse.

O presidente lembrou que o programa cobre 41 remédios de uso contínuo e, de acordo com o Ministério da Saúde, há medicações disponíveis que podem custar até R$ 1 milhão no mercado.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo