A Polícia Federal (PF) prendeu um cidadão chileno por injúria racial e homofóbica contra tripulantes de um voo internacional de Guarulhos (SP) a Frankfurt, na Alemanha. O incidente ocorreu no dia 10 de maio e a prisão foi realizada na última sexta-feira (15).
De acordo com a PF, o passageiro tentou abrir a porta da aeronave durante o voo e, quando contido pela tripulação, fez ofensas de cunho racial e homofóbico.
“Após comunicação formal das vítimas à Polícia Federal, foi instaurado procedimento investigativo que resultou na decretação da prisão preventiva do investigado pela Justiça Federal”, informou a PF.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou uma nota de repúdio ao incidente, considerando a “conduta violenta, racista, homofóbica e incompatível com os princípios de civilidade e respeito” de um passageiro do voo LA8070, da Latam.
O comunicado destaca que a Anac tomou conhecimento do ocorrido no domingo (17) e expressa solidariedade aos demais passageiros, especialmente aos tripulantes envolvidos.
- Senado revoga norma sobre aborto legal para crianças vítimas de estupro
- Brasil registra 150 mil casos de agressões a pessoas em situação de rua na última década.
- Caso Henry: Monique Medeiros suspeita de ter sido dopada no dia do crime
- Marcha do Orgulho Trans em São Paulo é suspensa em 2026
- Marcha do Orgulho Trans em São Paulo é cancelada
“Para a Anac, são inadmissíveis atitudes discriminatórias e agressivas dirigidas à tripulação, especialmente em ambiente operacional, onde a segurança, o respeito mútuo e a integridade física e emocional de passageiros e profissionais devem ser preservados de forma absoluta.”
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
A Anac informou que acompanhará a apuração dos fatos e adotará as medidas cabíveis em conjunto com a companhia aérea e autoridades competentes. “A conduta do passageiro será analisada à luz das normas da aviação civil”.
Novas regras
O comunicado ressalta que, a partir de 14 de setembro, as regras sobre passageiros indisciplinados no Brasil serão mais rígidas. Casos como o do chileno poderão ser considerados gravíssimos, com multas de R$ 17,5 mil e inclusão em listas de impedimento de embarque.
Vídeo
Em um vídeo que circula nas redes sociais, o passageiro chileno faz ofensas a um funcionário da companhia aérea, enquanto outros membros da tripulação pedem que ele se sente. Apesar do aviso de que precisaria desembarcar se não seguisse as instruções, ele continuou insultando.
É possível ouvir o passageiro declarando que tem problemas com pessoas homossexuais e negras. Ele reclama do “cheiro” de indivíduos negros e brasileiros, ignorando repetidos pedidos da tripulação para que se sentasse. Ao final do vídeo, ele ofende um dos funcionários chamando-o de macaco e imitando sons de animal.
Fonte: Agência Brasil

