InícioBrasilDireitos HumanosEdital promoverá a proteção de crianças e adolescentes online

Edital promoverá a proteção de crianças e adolescentes online

Na semana em que entrou em vigor o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou um edital público de até R$ 100 milhões para apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de soluções em inteligência artificial voltadas à proteção de crianças e adolescentes na internet.

A colaboração com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) visa estimular empresas brasileiras de tecnologia, startups e instituições de pesquisa a desenvolverem soluções que atendam à realidade brasileira, como ferramentas de monitoramento inteligente, alertas em tempo real para responsáveis e sistemas avançados de controle parental.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, ressaltou que os investimentos públicos visam criar ambientes digitais mais seguros, inclusivos e educativos, conforme priorizado no ECA Digital.

“Buscamos apoiar ferramentas capazes de atuar em tempo real, com envio de alertas a responsáveis e acionamento de protocolos de denúncia”, afirmou.

O ECA Digital estabelece diretrizes de proteção para crianças e adolescentes em ambientes digitais, abrangendo redes sociais, jogos eletrônicos, serviços de vídeo e lojas virtuais direcionadas a esse público.

>> Confira principais pontos do ECA Digital

Aplicação do investimento

O investimento do MCTI será direcionado ao desenvolvimento de tecnologias que previnam, detectem e mitigem riscos online, incluindo exposição a conteúdos nocivos, exploração sexual e interações perigosas.

A Finep enumerou as áreas que podem ser focadas na linha de proteção infantil:

  • soluções de IA para identificar conteúdos de exploração sexual infantil em imagens, vídeos e textos;
  • chatbots que atuam em interações suspeitas em tempo real e acionam protocolos de denúncia;
  • ferramentas de controle parental adaptáveis por faixa etária;
  • sistemas de avaliação de risco digital para adolescentes;
  • painéis informativos para pais e educadores sobre os riscos que as crianças enfrentam online.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

O prazo para inscrição na linha de fomento “IA Intensiva para Proteção Digital de Crianças e Adolescentes” vai até 30 de setembro. As propostas devem ser apresentadas através da Plataforma de Apoio e Financiamento da Finep.

A Finep disponibilizou o e-mail [email protected] para dúvidas e esclarecimentos sobre a seleção pública.

Mais informações estão disponíveis na página de “Chamadas Públicas” no portal da Finep.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo