InícioDistrito FederalMais de 50 toneladas de drogas são apreendidas no DF

Mais de 50 toneladas de drogas são apreendidas no DF

Nos últimos anos, as forças de segurança do Distrito Federal apreenderam e destruíram diversas drogas, incluindo maconha, cocaína, crack, skunk, haxixe e substâncias sintéticas. Entre 2019 e 2025, aproximadamente 50 toneladas de drogas foram incineradas, resultado de operações integradas da Polícia Civil (PCDF), Polícia Militar (PMDF) e Polícia Rodoviária Federal, focadas no combate ao tráfico e organizações criminosas.

“A droga desestrutura famílias, traz impacto à saúde pública e atinge toda a sociedade. O Estado precisa agir de maneira séria e firme para diminuir a oferta dessas substâncias e punir quem tenta lucrar em cima das pessoas vulneráveis”

Rogério Henrique Rezende Oliveira, chefe da Coordenação de Repressão às Drogas da PCDF

Somente em 2023, mais de uma tonelada e meia de drogas foi destruída. O maior volume foi registrado em 2023, com 12,9 toneladas incineradas. Em 2024, o total foi de 4,3 toneladas, enquanto em 2025, chegou a 6,7 toneladas.

Os dados da PCDF indicam que a maconha lidera as apreensões, superando 10 toneladas em certos anos, além de significativas quantidades de cocaína, crack, skunk e haxixe, além de drogas sintéticas como ecstasy, LSD e catinona, conhecida como “bala”. Também foram apreendidas substâncias como psilocina, tetracaína e diclorometano, popularmente chamado de “loló”.

As apreensões ocorrem em diversas operações em rodovias, áreas urbanas e regiões administrativas do DF, envolvendo monitoramento, investigações de longo prazo e cumprimento de mandados judiciais.

O delegado Rogério Henrique Rezende Oliveira destaca que a destruição sistemática de entorpecentes é crucial no combate ao tráfico e mercado ilícito, com um efeito pedagógico, pois representa o término de um ciclo investigativo e o trabalho contínuo das forças de segurança.

Destruição de drogas

Ele ressalta que o trabalho conjunto entre as forças de segurança fortalece o combate às organizações criminosas e amplia a capacidade de resposta ao narcotráfico. As operações são contínuas e visam desmantelar essas organizações, interromper rotas de distribuição e reduzir a circulação de drogas e armas na capital.

“A droga desestrutura famílias, traz impacto à saúde pública e atinge toda a sociedade. O Estado precisa agir de maneira séria e firme para diminuir a oferta dessas substâncias e punir quem tenta lucrar em cima das pessoas vulneráveis. Nosso trabalho é contínuo, independente de qualquer evento ou momento do país”, afirmou.

Ruas mais seguras

A destruição de drogas ocorre somente após a apreensão e perícia, com autorização judicial. As incinerações são acompanhadas pela PCDF, Ministério Público do DF (MPDFT), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Vigilância Sanitária do DF, que fiscalizam o procedimento.

De acordo com a PCDF, a variação no volume anual de drogas destruídas está relacionada tanto às operações das forças de segurança quanto ao andamento dos processos que autorizam a incineração.

Além das drogas, as forças de segurança retiraram de circulação mais de 11,5 mil armas de fogo e 13,8 mil armas brancas entre 2019 e 2026, incluindo pistolas, revólveres, fuzis, metralhadoras, facas e canivetes.

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo