A Secretaria de Saúde de Ubá, município mineiro severamente impactado por chuvas e enchentes no final de fevereiro, confirmou nesta quarta-feira (11) a primeira morte por leptospirose. A vítima era uma mulher com idade entre 30 e 35 anos.
Segundo a secretaria, 41 casos suspeitos da doença foram notificados no município e estão em investigação epidemiológica. As amostras foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.
Nas redes sociais, a secretaria destacou que a leptospirose pode ser transmitida pelo contato com água ou lama contaminada pela urina de ratos, uma situação comum após enchentes. A orientação é que a população fique atenta aos seguintes sintomas:
- febre;
- dor de cabeça;
- dor intensa no corpo, especialmente nas panturrilhas;
- náuseas e vômitos.
Nesses casos, a recomendação é procurar uma unidade de saúde. “Se houver agravamento, busque atendimento hospitalar imediato. As equipes de saúde estão monitorando a situação e intensificando as ações de prevenção no município”.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
- 5 de julho: Dia Nacional de Conscientização e Combate à Dor Crônica
- Uso excessivo de corticoides pode levar ao glaucoma e à cegueira
- Risco de contaminação por mercúrio para gestantes e bebês Munduruku
- Vacinação com Pneumocócica 20 pelo SUS começará em duas semanas, informa Padilha
- Um em cada quatro brasileiros ignora a possibilidade de prevenção do câncer.
Chuvas em Minas Gerais
As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata Mineira no final de fevereiro resultaram em 72 mortes, após diversos deslizamentos de terra, desabamentos de prédios e transbordamentos de rios. Foram 65 mortes registradas em Juiz de Fora e sete em Ubá, além de milhares de moradores desalojados ou desabrigados.
Fonte: Agência Brasil

