O Brasil enviará, neste sábado (27), um terceiro voo humanitário à Venezuela, com kits de medicamentos e um módulo para a instalação de um hospital de campanha. A aeronave partirá da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.
O Palácio do Planalto informou que a operação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e faz parte de um esforço internacional para auxiliar as vítimas dos terremotos ocorridos no país na última quarta-feira (24).
Os kits de medicamentos são projetados para atendimento em emergências e incluem itens essenciais, como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, soluções injetáveis, ataduras, gazes, dispositivos de infusão, seringas, luvas, esparadrapos e máscaras.
“O Brasil enviará cinco kits de calamidade, totalizando 111,8 mil medicamentos e insumos à Venezuela. Esses kits poderão atender cerca de 1.500 pessoas durante um mês. As doações feitas ao país vizinho não afetarão o estoque do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou o Palácio.
O primeiro voo enviado pelo governo brasileiro pousou às 23h40 (horário de Brasília) de sexta-feira (26) na Base Militar da Força Aérea Venezuelana El Libertador, em Maracay, transportando médicos, cães farejadores e equipamentos especializados.
- Família confirma falecimento de modelo do Distrito Federal em terremoto na Venezuela.
- Missão humanitária do Brasil desembarca na Venezuela nesta sexta-feira
- FAB envia aeronave com equipes de busca para a Venezuela
- AGU envia à Itália pedido de extradição de Carla Zambelli
- Brasil e Quênia promovem colaborações com a China diante das objeções do G7
O segundo voo para a Venezuela decolou na manhã deste sábado da Base Aérea do Galeão, levando um hospital de campanha e purificadores de água.
Fonte: Agência Brasil

