O projeto Café com Ouvidoria tem melhorado a comunicação e aumentado a colaboração entre vários setores do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Desde dezembro de 2023, a iniciativa é um espaço de diálogo e troca de experiências entre a equipe da ouvidoria e representantes de diferentes áreas.
A proposta do programa é promover um ambiente acolhedor e informal em que colaboradores e ouvidores possam compartilhar vivências, discutir projetos em potencial e aprimorar processos em parceria. A ouvidoria do HBDF, reconhecida pela alta demanda de atendimentos semanais – aproximadamente 50 -, destaca-se pela mediação comprometida e pela resposta assertiva às demandas dos cidadãos.

“O Café com Ouvidoria tem sido fundamental para compreendermos as demandas de cada setor e aprimorar nossos fluxos de trabalho, resultando em respostas mais qualificadas para o cidadão”, afirma a chefe da ouvidoria do hospital, Margarete Araújo.
O coordenador substituto da Coordenação de Transparência e Ouvidoria (Ctov), Leonardo Maciel, ressalta que “o Café com Ouvidoria é um projeto que tem gerado resultados positivos para os colaboradores e profissionais de saúde do IgesDF. O ambiente acolhedor reduz a formalidade, facilitando o entendimento dos desafios enfrentados pelos usuários e colaboradores”.
A iniciativa não só fortalece a interação entre os serviços, mas também promove uma compreensão mais profunda do papel da ouvidoria no controle social. Para os colaboradores e profissionais da saúde do HBDF, o projeto representa uma oportunidade única de aprendizado e integração entre as áreas administrativas e técnicas.
- Estratégias para manter o peso após interromper o uso da caneta emagrecedora
- Agências de Emprego Disponibilizam 961 Vagas nesta Terça-feira (28)
- Quadrilha de Ceilândia conquista o Candangão Junino 2026
- Exposição dos Povos da Floresta chega a Brasília e é recebida no Memorial dos Povos Indígenas
- Como funciona a gratuidade no transporte público aos domingos e feriados
Um dos momentos marcantes do Café com a Ouvidoria foi o encontro com o núcleo de medicina nuclear, liderado por Danilo Souza. Para ele, compreender as dificuldades enfrentadas pela equipe foi essencial para identificar pontos de melhoria e garantir um serviço mais eficiente.
*Com informações do IgesDF
Fonte: Agência Brasília

