Médicos e enfermeiros dos centros obstétricos e da Casa de Parto de São Sebastião participaram, nesta sexta-feira (29), da 5ª edição do Curso de Emergências Obstétricas. A capacitação, promovida pela Secretaria de Saúde (SES-DF) na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), combinou atividades teóricas e práticas para preparar os profissionais para situações críticas que envolvem gestantes, visando a redução da mortalidade materna.
A gerente de Serviços de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF, Gabrielle Mendonça, destacou a importância de oferecer uma formação prática e atualizada para fortalecer a assistência e evitar o óbito materno em casos graves.
Temas abordados
Entre os conteúdos explorados, os participantes assistiram aulas sobre sepse em obstetrícia, hemorragia pós-parto, hipertensão gestacional, parto pélvico e distocia de ombro, além de suporte básico de vida. As aulas foram ministradas por especialistas da rede pública e incluíram discussões de casos clínicos e simulações realísticas.
A programação incluiu oficinas onde os profissionais puderam praticar manobras essenciais em emergências obstétricas, como a inserção de balão intra-uterino para controle de hemorragia e técnicas de correção da distocia de ombro durante o parto. A médica ginecologista e obstetra Marcella Verolla destacou a importância dessas atualizações para garantir boas práticas e maior segurança para mães e bebês, afirmando que seguir protocolos contribui para reduzir complicações e aumentar a satisfação das pacientes.
Parceria
O treinamento resultou da colaboração entre a Gerência de Enfermagem Obstétrica e Neonatal da SES-DF, a Escola de Saúde Pública do DF (ESP-DF) e o Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF). Desde 2018, mais de 300 profissionais foram capacitados, e nesta edição, 90 médicos e enfermeiros participaram.