De forma inédita na Justiça Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) estende ao eleitorado o atendimento por meio do Balcão Virtual. O atendimento é feito durante o horário de expediente, das 12h às 19h, de segunda à sexta-feira, em uma sala de conversa textual operada por servidoras e servidores do Tribunal.

Para iniciar o atendimento, deve-se preencher um formulário de acesso no portal do TRE-PR na internet. A seguir, deve-se escrever uma mensagem em campo próprio para que tenha início uma conversa automática. Um texto de boas-vindas pede para que a pessoa digite a palavra “menu”.

São abertas então duas opções. Digite 1, se você é representante ou parte em processo, e 2, se você é eleitor ou eleitora. No caso de eleitor ou eleitora, o passo seguinte é digitar o número da sua zona eleitoral com 3 dígitos (ex: 001) ou a sigla do setor com que deseja falar.

Caso já tenha falado com o cartório eleitoral ou com a Central de Atendimento ao Eleitorado da sua cidade e seu problema não tenha sido resolvido ou queira registrar uma sugestão, crítica ou elogio, também é possível digitar “Ouvidoria” para ser atendido por este setor.

Depois de digitada a opção desejada, uma mensagem informa a transferência para o setor escolhido e pede para aguardar atendimento, que a partir daqui deixa de ser automático e passa a ser feito por uma pessoa identificada do TRE-PR. A conversa é encerrada só após o término atendimento. Se ainda ficar com dúvidas, é possível iniciar uma nova conversa, sem necessidade de preencher o formulário de acesso novamente.

Outros canais

Os atendimentos do eleitorado pelos demais canais continuam acontecendo normalmente, menos o presencial, que permanece suspenso em todo o estado devido à pandemia da Covid-19. Pelo site do TRE-PR, é possível realizar alistamento (primeiro título) e transferência de município, alterar dados e regularizar a situação de título cancelado.

Em caso de dúvidas, também é possível procurar o TRE-PR pelo telefone, por meio do Disque-Eleitor 0800-640-8400 ou entrar em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.

Regulamentação

O Balcão Virtual para o eleitorado foi regulamentado pela Portaria Conjunta PRESID/CRE Nº 02/2021, que também incluiu a Ouvidoria como unidade de atendimento, juntamente com a Secretaria Judiciária e os cartórios eleitorais. O atendimento telepresencial da advocacia e de partes nos processos judiciais em trâmite na Justiça Eleitoral do Paraná já está em funcionamento desde março. O serviço foi criado em âmbito nacional pela Resolução CNJ nº 372.

Fonte: TRE-PR

Fonte: Portal CNJ