A população de Natal ganhou uma nova emissora pública de rádio: a Rádio IFRN FM, vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A emissora, que opera no dial 95,3 FM, terá uma programação focada em educação, ciência, cultura e cidadania. Essa rádio é fruto de uma parceria entre o instituto e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), iniciada em dezembro de 2023.
Na mesma ocasião, o IFRN e outros 15 institutos federais assinaram um acordo de cooperação com a EBC para a criação de 49 novas emissoras FM educativas em várias regiões do Brasil, com o objetivo de fortalecer a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Luciana Moreno, gerente da Rede Nacional de Comunicação Pública de Rádio, acredita que a emissora permitirá que as atividades do IFRN alcancem novos públicos.
“Os institutos federais produzem conhecimento, inovação e cultura em diferentes regiões do país. A Rádio IFRN FM cria uma nova janela para disseminar esse trabalho e promover o intercâmbio de conteúdos entre o Rio Grande do Norte e a rede pública de comunicação”.
A gerente participou da solenidade de inauguração na sexta-feira (12), em Natal, ao lado de José Arnóbio de Araújo Filho, reitor do IFRN; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli; e da coordenadora da Rádio IFRN, Edivânia Duarte.
- Enamed abre inscrições para a edição de 2026 até 29 de junho.
- Sisu+ 2026: Abertura das inscrições para o 2º semestre nesta segunda-feira
- “Professora premiada defende que o estudante deve errar, idealizar e construir”
- Instituições têm prazo até 15 de junho para se inscrever no Fies do 2º semestre.
- Encerramento das Inscrições para o Enem 2026 Nesta Sexta-feira na Página do Participante
Para o reitor do IFRN, a rádio se tornará um canal de diálogo direto entre a instituição e a sociedade. “Agradeço a parceria entre a EBC, o MEC e o IFRN por proporcionar ao Rio Grande do Norte uma rádio educativa. Que possamos, além da programação nacional, produzir e levar um conteúdo de qualidade sobre o que ocorre no estado e as ações que o Instituto desenvolve em ensino, pesquisa e extensão”, enfatizou.
Para tornar a Rádio IFRN viável, foi realizado um investimento de R$ 1.275.000,00 do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC). A EBC também contribuiu com apoio técnico ao projeto, incluindo a elaboração de estudos de engenharia e a comunicação com o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a obtenção de licenças e implementação da estação.
A expectativa é que o sinal da Rádio IFRN FM atinja mais de 1,4 milhão de habitantes em 28 municípios do Rio Grande do Norte. Além da produção local, a programação incluirá conteúdos da Rádio Nacional e da Rádio MEC, emissoras públicas que fazem parte do sistema de comunicação da EBC.
A coordenadora Edivânia Duarte considera a iniciativa como uma conquista para o Rio Grande do Norte: “A Rádio busca ampliar ainda mais o diálogo do IFRN com a sociedade no processo de formação cidadã e democrática.”
Fonte: Agência Brasil

