InícioBrasilEconomiaLula apoia a indústria automotiva brasileira na América Latina e na África.

Lula apoia a indústria automotiva brasileira na América Latina e na África.

Na noite de terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a indústria automobilística brasileira enfrenta o desafio de competir nos mercados da América Latina e da África.

“Nós não temos que deixar [o mercado] para as matrizes. Nós temos que ir atrás e competir porque nós estamos mais perto”, afirmou Lula.

O presidente participou da comemoração dos 70 anos da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), realizada no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. A Anfavea representa 26 empresas que produzem veículos e máquinas autopropulsadas no Brasil.

Lula mencionou que o governo deve ajudar a “criar consumidores” de veículos. Ele também elogiou a mão de obra brasileira, afirmando que é “altamente qualificada e especializada”.

Biocombustível menos poluente

O presidente lembrou que, na feira industrial de Hannover, na Alemanha, os brasileiros apresentaram dados que mostram que o biocombustível nacional é mais eficiente e gera 67% menos emissões de gases de efeito estufa.

“A gente não precisa importar o mix tecnológico dos motores europeus para despoluir o planeta. Eles é que têm que comprar o nosso biodiesel para ajudar a despoluir o planeta a partir do lado de lá”, disse ele.

Setor em alta

No mês passado, a Anfavea anunciou que o setor automotivo superou as expectativas, com março sendo o melhor mês para a produção de veículos desde outubro de 2019 e o melhor período desde 2018, totalizando 264,1 mil unidades produzidas entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões.

Isso representou um aumento de 35,6% em relação a março de 2025 e de 27,6% em comparação a fevereiro. No acumulado do ano, a produção atingiu 634,7 mil unidades, um crescimento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Atualmente, o setor conta com 53 fábricas espalhadas por nove estados e 38 municípios, gerando cerca de 1,3 milhão de empregos diretos e indiretos, representando aproximadamente 20% da produção brasileira.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo