InícioMundoTrump declara ter salvado piloto; Irã nega e publica imagens de aviões...

Trump declara ter salvado piloto; Irã nega e publica imagens de aviões derrubados.

O conflito entre Irã e Estados Unidos se estende além de mísseis e bombas, envolvendo uma intensa guerra midiática iniciada pelo presidente Donald Trump. O capítulo mais recente e possivelmente o de maior tensão ocorreu com a operação de resgate de um piloto estadunidense em território iraniano, após a queda do caça que ele pilotava, atingido por disparos inimigos.

No último domingo (5), Trump anunciou em sua rede social, a Truth Social, que as Forças Armadas dos EUA resgataram o piloto com vida, embora “gravemente ferido”. Segundo ele, “Resgatamos o piloto em plena luz do dia, algo incomum, passando sete horas no Irã. Uma incrível demonstração de bravura e talento de todos!”. Porém, até o momento, não foram divulgadas fotos ou vídeos do resgate ou do piloto recuperado.

Em resposta às declarações de Trump, a agência de notícias estatal iraniana Tasnin publicou diversas fotos de destroços de aeronaves, supostamente de origem americana. Essas imagens seriam de aeronaves abatidas pelo exército iraniano durante as tentativas de resgate do piloto desaparecido.

“O porta-voz do quartel-general das Forças Armadas do Irã anunciou neste domingo, 5, que forças militares iranianas destruíram várias aeronaves dos Estados Unidos no sul de Isfahan, frustrando uma tentativa de resgate de um piloto de caça americano abatido”, afirmou a agência iraniana.

As fotos mostram destroços que aparentam ser de dois helicópteros. Segundo a Tasnin, foram abatidos dois helicópteros Black Hawk e um avião de transporte C-130. “O porta-voz disse que a operação resultou na destruição de várias aeronaves hostis e descreveu essa operação como outra derrota humilhante para os Estados Unidos, fazendo paralelos com a fracassada operação Eagle Claw, de abril de 1980”, acrescentou a agência.

Fracasso em 1980

A operação Eagle Claw, realizada em 1980 pelo Exército dos Estados Unidos, tinha como objetivo resgatar 52 reféns da embaixada dos EUA em Teerã. Durante a operação, várias aeronaves, incluindo helicópteros e aviões, foram empregadas, mas falhas mecânicas e problemas climáticos causaram uma sequência de revezes, levando à perda de várias aeronaves. Oito militares morreram antes mesmo de se aproximarem de Teerã, e a situação se tornou insustentável, levando o presidente da época, Jimmy Carter, a abortar a missão. O insucesso dessa operação é frequentemente lembrado e celebrado entre os iranianos.

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.

Últimas Notícias

Continue Lendo