Uma série de intervenções está sendo realizada em Ceilândia desde segunda-feira (26) para melhorar as condições das vias públicas e mitigar os impactos das chuvas. Os trabalhos são conduzidos em parceria pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), pela Novacap, pela Administração Regional de Ceilândia e pelo programa GDF Presente.

As ações se concentram em drenagem, limpeza urbana e recuperação de pavimento. Foram desobstruídas bocas de lobo na QNN 08, em Ceilândia Sul, implantada uma rede de águas pluviais no Conjunto O da QNP 32, no Setor P Sul, e realizada a limpeza da galeria de captação da QNM 34, em Ceilândia Norte. Também foram realizados serviços de limpeza manual de vias na EQNN 21/23.

Segundo a Administração Regional, o trabalho simultâneo em diferentes pontos da cidade visa antecipar problemas comuns durante o período chuvoso, como alagamentos e a proliferação de doenças. O administrador Dilson Resende ressaltou que a atuação preventiva contribui para a redução de danos à infraestrutura e melhora as condições de circulação nos bairros.

Na malha viária, equipes estão recuperando o asfalto na QNM 05, em Ceilândia Sul, e na EQNO 09/11, no Setor O. Em outros trechos, como EQNN 08/10 e EQNN 02/04, a Novacap está utilizando um caminhão térmico para reforçar o pavimento.

A retirada de entulho ocorre nas vias da EQNM 05/07, EQNO 09/11, 12, 16 e 17/18, na expansão do Setor O, além da EQNP 08/12 e 14/18, no Setor P Sul, e da QNM 12, em Ceilândia Norte. Também está sendo implantada uma calçada na Via NM-3, próximo à QNO 16.

Outro ponto importante é um mutirão de limpeza, que seguirá até sábado (31), com serviços de varrição e recolhimento de lixo em áreas públicas. Essa iniciativa busca melhorar a aparência urbana e evitar o acúmulo de resíduos, que podem entupir galerias e proliferar vetores.

Na área rural, as frentes de serviço estão focadas na recuperação de cerca de quatro quilômetros de estrada vicinal no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, abrangendo os trechos do Incra 07 e 09, facilitando o deslocamento dos moradores e o escoamento da produção local.