A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) apresenta, nesta terça-feira (27/01), o texto-base do Programa Estadual de Educação Ambiental de Goiás (PEEA-GO). A iniciativa será debatida em uma consulta pública virtual a partir das 14 horas, com participação aberta ao público.
O documento serve como ponto de partida para a criação de uma política ambiental estruturada e duradoura em Goiás. A consulta pode ser acessada no link: https://abre.go.gov.br/peeago.
Construção colaborativa marca o texto-base
De acordo com a gerente de educação ambiental da Semad, Rubia Santos Corrêa, o texto é resultado de um processo colaborativo iniciado em 2024. Ela destaca que “a Semad acredita que um programa dessa relevância se fortalece por meio da construção compartilhada e da escuta qualificada de quem atua e reflete cotidianamente sobre o tema”.
A elaboração do texto envolveu meses de estudos e atividades, incluindo questionários online, entrevistas e workshops presenciais em cinco regionais do estado: Goiás, Porangatu, Catalão, Formosa e Goiânia.
Diretrizes do Programa Estadual de Educação Ambiental
O Programa Estadual de Educação Ambiental tem como objetivo integrar o poder público, o setor privado e a sociedade civil. Suas diretrizes abordam temas como sustentabilidade urbana, poluição, gestão de resíduos, conservação da biodiversidade, vulnerabilidade climática e planejamento ambiental. A participação de representantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Goiás (CIEA-GO) também está prevista na consulta.

