O IPVA 2026 poderá ser pago até 15 de janeiro com um desconto de 8% para aqueles que optarem pelo pagamento à vista, independente do final da placa do veículo. Além desse desconto, os contribuintes que participam do Programa Nota Fiscal Goiana (NFG) do Governo de Goiás podem receber uma redução adicional de 5% a 10%.
Os contribuintes que escolherem o pagamento parcelado também terão a primeira parcela com vencimento em 15 de janeiro. Este ano, uma novidade é a possibilidade de parcelar a Taxa de Licenciamento Anual do Veículo (CRLV-e) em até dez parcelas, junto com o IPVA. O calendário completo pode ser consultado no site da Secretaria da Economia (https://goias.gov.br/economia/).
O calendário também oferece a opção de pagamento em parcela única, sem desconto, no segundo semestre: os veículos com placas que terminam em 1 e 2 terão o vencimento em 15 de setembro, enquanto os finais de 3 a 0 vencerão em 15 de outubro. Assim, permanece a possibilidade de parcelamento em nove vezes para finais 1 e 2, e em dez vezes para os demais finais de placa.
Pagamento do IPVA
Para emitir o boleto ou o Documento Único de Arrecadação (DUA), o contribuinte deve acessar o Portal Expresso (https://www.go.gov.br/) ou o site do Detran-GO (https://goias.gov.br/detran/). Basta clicar no serviço “Consultar Veículo – IPVA, Multas e CRLV” e seguir as instruções. Outra forma de acesso é pelo aplicativo Detran GO ON ou em uma unidade do Vapt Vupt.
Nota Fiscal Goiana
A Nota Fiscal Goiana é um programa da Secretaria da Economia onde os contribuintes se cadastram para acumular pontos, participar de sorteios mensais e obter descontos no IPVA. Para garantir o desconto, é necessário se cadastrar, exigir o CPF nas compras e verificar a pontuação no site da NFG.

