Fotos: Sargento Mateus Cândido/CCS
Na manhã desta sexta-feira (25), a Polícia Militar do Distrito Federal realizou a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP I/2025). O evento foi realizado no Pátio de Formatura da Escola de Aperfeiçoamento e Altos Estudos para Praças (EAAEP), e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e convidados dos formandos.
Durante a cerimônia, a Comandante-Geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Rabka, destacou a relevância do curso, ressaltando que ele vai além de uma etapa obrigatória na carreira militar. “ Isso não é apenas uma certificação; é aprimorar nossas habilidades, ampliar nossos conhecimentos. Saiam daqui com uma responsabilidade ainda maior: a responsabilidade de liderar e orientar aqueles que estão ingressando na corporação e aqueles que caminham ao lado dos senhores e senhoras no dia a dia, para que possamos oferecer a melhor segurança possível ao Distrito Federal.” Afirmou a comandante.
O Diretor de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Cristiano Curado Guedes, leu a Ordem do Dia e reforçou a importância da atualização profissional contínua frente aos desafios da segurança pública. “O aperfeiçoamento profissional contínuo torna-se não apenas um diferencial, mas uma necessidade imperiosa para todos aqueles que assumem a nobre missão de servir à sociedade. Na atividade policial militar, onde decisões precisam ser rápidas, fundamentadas e alinhadas com os mais altos padrões éticos e técnicos, o investimento em educação e capacitação é o caminho para garantir a excelência no serviço prestado e a valorização da carreira.”Pontuou.
O CAP é um curso técnico-profissional voltado para a capacitação dos sargentos da PMDF, com foco no desenvolvimento das competências necessárias para o exercício de funções e missões mais complexas dentro da corporação. Com carga horária total de 235 horas/aula, o curso teve formato semipresencial: parte das disciplinas foi realizada na modalidade de ensino a distância (EaD), enquanto as atividades práticas ocorreram de forma presencial.
A formatura também foi marcada pela tradicional homenagem aos veteranos da corporação, com a execução do “Toque do Veterano”, em reconhecimento aos policiais militares que dedicaram anos de serviço à segurança pública do DF.
O curso teve início no dia 3 de fevereiro, e os três primeiros colocados foram os 3º sargentos Felipe Vieira de Sousa, Paula de Oliveira Gomes e Lucas Mitsuo Campos Akai, que alcançaram, respectivamente, o primeiro, segundo e terceiro lugares. Pelo excelente desempenho, o 3º sargento Felipe Vieira recebeu a Medalha Mérito Intelectual Tiradentes como reconhecimento por ter alcançado a primeira colocação no curso.
A cerimônia foi prestigiada pelo secretário de Estado de Governo do DF, José Humberto Pires; pela comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Barros Rabka; pelo deputado distrital João Hermeto de Oliveira; pelo Secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury; pelo chefe da Casa Militar, coronel Nelson Pires; pelo chefe do Departamento de Operações, coronel Wesley de Almeida e Santos; pela chefe do Departamento de Educação e Cultura, coronel Karla Cristian; pelo chefe do Centro de Comunicação Social, coronel André Luiz Caldas; pelo diretor de Especialização e Aperfeiçoamento, coronel Cristiano Curado Guedes, entre outras autoridades civis e militares.
Fonte: PMDF