Uma das novidades é a Pinacoteca Contemporânea, na região central; Também forma concluídas as reformas da Casa das Rosas e Museu Afro Brasil



A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo ampliou as atrações culturais em 2023 com a inauguração e a reabertura de dois museus. Uma das novidades foi a inauguração da Pinacoteca Contemporânea.

O local se soma ao conjunto de edifícios da Pinacoteca de São Paulo, que hoje é composto pela Pinacoteca Luz e Pinacoteca Estação, na região central da capital paulista.

Até abril, os visitantes podem conferir, por exemplo, a exposição: “Cao Fei: o futuro não é um sonho”, primeira mostra individual da artista chinesa na América Latina. A Pina Contemporânea está aberta ao público de quarta a segunda-feira, das 10h às 18h.

Depois de dois anos fechada por causa de obras, a Casa das Rosas reabriu as portas em outubro. O museu, localizado na Avenida Paulista, é um dos principais de São Paulo.

O espaço possui características clássicas da arquitetura francesa e o acervo bibliográfico composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. A Casa das Rosas está aberta de terça à domingo, das 10h às 18h.

Ainda em 2023, o Governo de São Paulo finalizou as obras de restauração e modernização do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, localizado no Parque do Ibirapuera.

O Museu possui um acervo que abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

O Museu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h – com entrada gratuita às quartas

Fonte: Governo do Estado de São Paulo