A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Programa de Educação Ambiental Lobo-Guará (PREALG), realizou, na manhã desta sexta-feira (19), a formatura de 76 estudantes do 5º ano da Escola Classe 305 Sul, situada no Plano Piloto. Os alunos receberam o título de Guardiões Ambientais durante uma cerimônia que contou com a presença de cerca de 80 pessoas, incluindo familiares, professores e a comunidade escolar.
A turma, denominada Boto-cor-de-rosa-da-Amazônia, apresentou entusiasmo e engajamento ao longo do ciclo de atividades. Durante o curso, os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre a conservação dos ecossistemas, abordando temas como:
– Biodiversidade brasileira e biomas nacionais, com ênfase no Cerrado;
– Preservação dos recursos hídricos;
– Gestão responsável de resíduos sólidos;
– Proteção da fauna silvestre e procedimentos adequados ao avistar animais em áreas urbanas;
– Importância dos canais de denúncia contra infrações ambientais.
Além de aprenderem conceitos essenciais sobre o ecossistema, esses novos guardiões assumem o papel de multiplicadores ambientais em suas comunidades, promovendo a conscientização entre familiares e vizinhos.
O Projeto Guardiões Ambientais faz parte das ações preventivas do PREALG nas instituições de ensino fundamental do Distrito Federal. Alinhado aos princípios da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), o programa atua diretamente na segurança pública por meio da prevenção primária, com foco no combate à criação irregular e ao tráfico de animais silvestres.
- PMDF Promove Integração e Trabalho em Equipe no Campeonato do 1º Cpr 2026
- PMDF Promove Troca de Comando no 10º Batalhão e Reafirma Compromisso com a Segurança em Ceilândia
- TOR Apreende 34 iPhones Avaliados em R$ 300 Mil no Gama
- PMDF Executa Mandado de Prisão em Patrulhamento no Núcleo Bandeirante
- Emergência Policial: Ligue 190
Desde sua implementação, o PREALG já formou mais de 14 mil Guardiões Ambientais e impactou cerca de 700 mil pessoas por meio de palestras e ações educativas, reafirmando o compromisso da PMDF com a preservação do patrimônio natural e o desenvolvimento sustentável da capital federal.

