O ministro da Cidadania, João Roma, disse hoje (24), no programa A Voz do Brasil, que tem confiança nos atletas brasileiros que estão competindo nas Paralimpíadas de Tóquio 2020. “Até aqui nossos atletas somam 87 medalhas de ouro em Paralimpíadas, restam 13 para o feito histórico de 100 ouros em Jogos Paralímpicos. Só posso dizer que seria maravilhoso atingir essa marca no Japão”, disse.

Segundo o ministro, com a quinta maior delegação de paratletas em Tóquio, o Brasil tem se destacado mundialmente por meio de grandes talentos paralímpicos. “[Eles] já fizeram uma performance muito bonita no Rio de Janeiro e tenho certeza que também em Tóquio vão orgulhar muito o nosso Brasil”.

O ministro disse que sabe como alegra a cada brasileiro quando a bandeira brasileira é hasteada e o atleta consegue uma medalha para o país. “Para tudo isso há uma longa trajetória e um investimento importante e um suporte por trás de todos esses atletas, principalmente por meio do programa Bolsa Atleta e Bolsa Pódio, [que] são fundamentais para que os atletas possam cada vez mais superar suas marcas e, ao chegar em um momento como esse, um momento de Paralimpíada, poder representar o nosso Brasil e conquistar muitas medalhas.”

Dos 236 esportistas da delegação brasileira em Tóquio, 95% recebem o Bolsa Atleta. “Só para esses atletas foi um investimento de quase R$ 117 milhões nesse ciclo [olímpico] para que viabilizasse a presença desses atletas”, disse Roma.

O ministro explicou que o esporte paralímpico era contemplado dentro da estrutura da Secretaria Especial do Esporte, que faz parte do Ministério da Cidadania, com as ações da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento e, no ano passado, foi criado a Secretaria Nacional do Paradesporto. “O objetivo é proporcionar às pessoas com deficiência a prática do esporte como ferramenta de inclusão, de educação e de socialização. No esporte paralímpico de alto rendimento, o Brasil já é uma potência. O olhar da secretaria se volta às pessoas com outros tipos de deficiência, como autistas, surdos, pessoas com deficiências intelectuais, de modo que elas também possam ter acesso ao esporte e, com isso, mais qualidade de vida”, disse.

Auxílio Brasil

O ministro também falou sobre o Auxílio Brasil, que deve ser lançado em novembro. “Estamos trabalhando para que a população possa encontrar um programa de transferência de renda mais fortalecido, mais abrangente, com maior quantidade de beneficiários e que cada vez mais possa integrar políticas públicas voltadas para ir além de uma proteção social a esses brasileiros, oferecendo trilhas de emancipação”, disse.

João Roma também respondeu perguntas dos ouvintes e esclareceu dúvidas como quem precisará se inscrever no Auxílio Brasil. Segundo o ministro, os cadastrados no Bolsa Família e em outros benefícios, automaticamente estão inseridos no novo programa. Quem atualmente recebe o auxílio emergencial, mas não está no Bolsa Família, precisará fazer um cadastro para ver se se enquadra nos critérios do novo programa.

Confira, na íntegra, A Voz do Brasil: 

https://www.youtube.com/watch?v=/jI1kbMhUxIg

Jogos Paralímpicos começam oficialmente; veja a abertura completa

Iniciados hoje (24), os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 terão competições até o dia 5 de setembro. A cerimônia de abertura foi realizada no Estádio Nacional do Japão sem público presencial, e teve delegações reduzidas em virtude da pandemia de covid-19.

>>> Leia mais

Brasil estreia em 5 modalidades na noite desta terça na Paralimpíada

A noite desta terça marca o início das competições de várias modalidades. Os brasileiros estreiam a partir das 21h (horário de Brasília) no tênis de mesa, no goalball e na esgrima em cadeira de rodas. Na natação, as provas com brasileiros começam às 21h35, e entre as estreias está a do multicampeão paralímpico Daniel Dias. E tem também Brasil no ciclismo de pista a partir das 23h17.

>>> Leia mais

Matéria atualizada às  20h26 para acréscimo de informações

Fonte: Agência Brasil