13.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasJustiçaVisita de historiador encerra programação da Semana da Memória do TJBA

Visita de historiador encerra programação da Semana da Memória do TJBA

- PUBLICIDADE -

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) convidou o historiador Rafael Dantas para conhecer a Biblioteca do Fórum Ruy Barbosa, a fim de celebrar o legado do Judiciário baiano e promover diálogos sobre a importância da preservação da história. A visita encerra a programação especial da Semana da Memória do Judiciário no TJBA.

Ele foi recebido pela juíza Márcia Denise Mineiro Sampaio Mascarenhas, integrante da Comissão Permanente de Memória do TJBA, e participou de visita guiada no Fórum Ruy Barbosa e no Memorial Gérson Pereira. Segundo Rafael Dantas, pensar a memória do Judiciário requer, necessariamente, lembrar da importância da Cidade de Salvador, sobretudo, ao longo do início do século XVII até meados do século XVIII.

“O Tribunal da Relação desempenhou importância fundamental em todos os processos ligados ao panorama jurídico do contexto brasileiro. Do ponto de vista da memória, que está presente nesses lugares, poderíamos destacar toda uma coleção de documentos, de processos e legislação, entre outros tantos artefatos daquele período, que mostram um panorama rico para compreender a sociedade brasileira em cada um desses momentos”, explica o historiador.

Rafael Dantas também destacou a importância de realizar esse resgate histórico como uma forma de preservar e compreender a identidade do Brasil e seu povo. Ele pontuou que os documentos guardados no Fórum são um patrimônio não apenas para pesquisadores e instituições acadêmicas e jurídicas, mas para a sociedade brasileira como um todo. Em suas palavras, assim como recorremos aos arquivos antigos, os documentos que produzimos hoje serão fonte de pesquisa para as gerações futuras quando buscarem entender essa época.

Rafael Dantas é formado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e realiza mestrado na mesma instituição. Ele pesquisa na área de cultura material e iconografia, com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e Bahia no Brasil e no mundo, durante os séculos XIX e primeiras décadas do século XX.

Semana da Memória

Em homenagem ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado em 10 de maio, o TJBA realizou programação de notícias multimídia para aproximar a população da história e do rico legado do Tribunal baiano. A data objetiva conferir maior visibilidade à Memória da Justiça brasileira e à importância do resgate, preservação, valorização e divulgação do seu patrimônio histórico.

Leia mais:

Fonte: TJBA

Fonte: Portal CNJ

- PUBLICIDADE -
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.
- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -