A avaliação e troca de informações para melhorar o resultado do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS) nas unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT16) no interior do Maranhão foi o tema da reunião realizada na quinta-feira (7/4). O tópico principal foi consumo de energia elétrica, gasto com água e esgoto e consumo de papel e copo descartável, visto que são os indicadores socioambientais que possuem maior peso na composição do Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), influenciando, decisivamente, na classificação dos tribunais.

O encontro foi dividido em três grupos. O primeiro reuniu as direções das Varas do Trabalho de Balsas, Barreirinhas, Caxias, Pinheiro e Pedreiras. O segundo, com representantes de Açailândia, Chapadinha, Presidente Dutra, Santa Inês e Timon; e o terceiro, de Bacabal, Barra do Corda, Estreito, São João dos Patos e Fórum de Imperatriz. Foram apresentados os resultados obtidos por cada unidades nos indicadores, sendo que gestores e gestoras manifestaram as dificuldades encontradas para atingir os resultados almejados e informaram o plano de ação para melhoria dos índices.

O IDS é um indicador utilizado para medir o desempenho dos tribunais em relação ao macrodesafio da promoção da sustentabilidade e seu resultado contribui para pontuação no Prêmio CNJ de Qualidade. O prêmio representa um estímulo para os segmentos do Poder Judiciário buscarem excelência na gestão e no planejamento de suas atividades, na organização administrativa e judiciária e na sistematização e disseminação das informações e da produtividade.

Fonte: TRT16

Fonte: Portal CNJ