Mensagens enviadas pelo WhatsApp são a forma utilizada para aplicação do chamado golpe dos precatórios. O alerta à população é feito pela Secretaria de Precatórios do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), que recebeu denúncias do esquema.

Nas mensagens dos golpistas, constam o nome do TJAP e dados pessoais e do processo. Também é informado que, para acessar o valor, deve ser pago uma guia em nome de uma pessoa física. As mensagens falsas chegam a ameaçar, dizendo que o não pagamento do valor o coloca em lista de espera de até 10 anos.

“É importante destacar que o pagamento de precatórios da Justiça obedece uma ordem cronológica de apresentação de cada entidade devedora, e o pagamento do precatório é feito diretamente ao credor, em conta corrente ou conta poupança indicada no processo e só pode ser feito em conta bancária cujo credor é o titular”, informa João Guilherme Lopes da Costa, diretor da Secretaria de Precatórios do TJAP.

A Justiça em nenhuma hipótese pede pagamento de taxas para dar andamento ao processo. “Nós, da Secretaria Especial de Precatórios, entramos em contato com o cidadão pelo WhatsApp ou por telefone apenas para atualizar dados, não é conduta da Justiça pedir o pagamento de nenhum valor ou guia, isso precisa ser ressaltado à população”, finalizou Costa.

Para dúvidas sobre precatórios no TJAP, a pessoa pode entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (96) 3312-3711 e (96) 3312-3399 ou pelo WhatsApp (96) 98408-2105 ou pelo e-mail protocolo.precatorios@tjap.jus.br.

Fonte: TJAP

Fonte: Portal CNJ