20.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasJustiçaTecnologia inovadora será usada para construir Fóruns Digitais em Rondônia

Tecnologia inovadora será usada para construir Fóruns Digitais em Rondônia

Menos de um ano após a inauguração dos primeiros Fóruns Digitais, no município de Mirante da Serra e no distrito de Extrema, o Tribunal de Justiça de Rondônia (RO) prepara-se para entregar outras seis unidades, que têm como objetivo ampliar o acesso à Justiça em localidades distantes das sedes de comarcas. Seis prefeituras já formalizaram o termo de cooperação para a instalação dos prédios, que devem ser construídos com tecnologia Light Steel Framing, cujas principais vantagens são economia, sustentabilidade e agilidade.

Estudo técnico apontou os municípios e distritos com maior potencial para receber os fóruns, tendo como critérios a distância das sedes. Com isso, o TJRO elencou como prioridades os municípios de Alto Paraíso, Campo Novo, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste e Montenegro devem receber as unidades até julho de 2023.

Cujubim é atendida pela comarca de Ariquemes, no Vale do Jamari. O prefeito João Becker esteve na sede do TJRO para conhecer o projeto e, entusiasmado com a ideia, sinalizou positivamente para aderir ao Fórum. “Percebemos a dificuldade da população para se deslocar para Ariquemes e, com esse serviço disponibilizado para o município, será muito bom. É necessário e viável.”

Para Ivair Fernandes, prefeito de Monte Negro, o projeto traz respeito e comodidade para a população, que contará com suporte da Justiça com mais facilidade e rapidez. “Estamos aguardando os próximos passos com muita ansiedade para receber o novo prédio e concluir esse projeto, que será de grande valia para o município.”

O projeto do Fórum Digital está entre as Boas Práticas do Poder Judiciário, do CNJ, e concorre ao Prêmio Innovare 2022, na categoria Inovação e Acesso à Justiça.

Construção

Diferentemente dos fóruns já instalados, que funcionam em prédios cedidos pelas prefeituras, os novos fóruns foram projetados para serem estruturas mais modernas e sustentáveis. O modelo construtivo Light Steel Framing é uma metodologia construtiva inovadora, que se diferencia da alvenaria tradicional. Desenvolvido por especialistas, o método de construção que vem ganhando espaço no Brasil se caracteriza por estruturas pré-moldadas, constituído por perfis de aço revestidos com uma camada de zinco ou liga de alumínio-zinco, sendo também conhecido como aço galvanizado. Com isso, as estruturas são montadas com agilidade e com menos recursos. O modelo será aplicado também na construção do prédio da comarca de Nova Mamoré.

Fonte: TJRO

Macrodesafio - Garantia dos direitos fundamentais

Fonte: Portal CNJ

- PUBLICIDADE -
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

Fábio Sakamoto
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.
- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -