Com uma meta de realizar seis mil acordos, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realiza a XVI Semana Nacional da Conciliação, a partir de segunda-feira (8/11), com abertura às 9h, no Fórum Cível, com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Carlos França. Nesta edição, que termina na sexta-feira (12/11), o TJGO terá a parceria da prefeitura de Goiânia. A campanha em prol da conciliação é realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desde 2006, e envolve os tribunais de Justiça, do Trabalho e tribunais federais.

Diferentes tipos de conflitos podem ser solucionados na Semana Nacional da Conciliação, como aqueles relacionados à pensão alimentícia, guarda dos filhos, divórcio, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e danos morais, além da negociação de dívidas tributárias com o município. Para o coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Paulo César Alves das Neves, a Semana Nacional da Conciliação é uma oportunidade para se resolver essas questões.

“Fazendo acordo, as partes não precisam gastar tempo com documentos, nem sofrer o desgaste emocional de ficar mantendo um conflito por tempo indeterminado”, afirmou o magistrado, “para quem a conciliação é mais ágil e se mantém com mais facilidade uma vez que é a decisão é construída pelas partes”, observou.

Além de Goiânia, as audiências serão realizadas também nas comarcas do interior que possuem Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), contemplando 76 comarcas em todo o estado. Na capital, 30 bancas serão montadas no Fórum Cível, no 1° e 2º Cejuscs, na Pontifícia Universidade Católica e na Universidade Federal de Goiás, no chamado Cejusc Juizados. No Paço Municipal, só serão atendidos os processos agendados previamente.

Participarão desta edição, 74 magistrados e 150 servidores, além de 191 mediadores. Com essa estrutura, será possível a realização das audiências previstas, entre elas 350 no Cejusc de Segundo Grau; 420 de Família e 250 no primeiro Cejusc de Goiânia, além das mil agendadas para o Paço Municipal.

                                                                                                                                                                                         Fonte: TJGO

Fonte: Portal CNJ