A parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) e a Organização Social Associação Polo Produtivo Pará lançou mais um produto funcional e sustentável: as ecolixeiras para carro. A novidade integra o projeto Votos de Esperança, que aposta na transformação de materiais e pessoas: urnas antigas de lona, que seriam descartadas, são transformadas em sacolas e mochilas ecológicas e, a partir de agora, em lixeiras.

A confecção dos produtos é feita pelos egressos do sistema penitenciário do estado, atendidos pela Fábrica Esperança, que é administrada pela Organização Social Associação Polo Produtivo Pará.

Para a matéria-prima, mais de 2.000 urnas de lona foram doadas ao projeto de descarte sustentável. Todas estavam com danos e, por isso, foram consideradas sem utilidade pela Comissão de Desfazimento do Tribunal. Até o momento, a transformação das urnas de lona em acessórios utilitários geraram 100 ecolixeiras e 167 ecobolsas.

O descarte correto do material das urnas se tornou possível graças à atuação conjunta da Diretoria Geral, Secretaria de Administração e sua Coordenadoria de Material e Patrimônio, bem como do Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade e Inclusão. A parceria foi realizada sem ônus financeiro para o Tribunal.

A presidente do TRE-PA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, destaca que “as mãos que produzem isso são mãos de egressos do sistema prisional que estão se ressocializando, aprendendo uma profissão para poderem retornar à sociedade com a dignidade que merecem”.

Para o diretor geral da Fábrica Esperança, Artur Jansen, a beleza do projeto Votos de Esperança está no impacto a iniciativa causa na vida dos egressos do sistema penal. “Esse projeto é muito bonito, porque visa fazer a transformação de um material sem utilidade em um produto final, acabado, dando a possibilidade de o nosso público-alvo ter uma renda”, conclui.

Fonte: TRE-PA

 

Fonte: Portal CNJ