Oferecer conhecimentos técnicos, por meio de videoconferências, a alunos e alunas das escolas de ensino médio do Piauí, públicas e privadas, sobre cidadania e o sistema político. Esse é objetivo do projeto de extensão Educação Política, Cidadania e Sistema Político Brasileiro lançado na sexta-feira (26/11).

A parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai levar informações que possibilitam aos jovens, de diferentes segmentos sociais, criarem senso de responsabilidade em relação ao espaço público, reforçando a importância do engajamento da sociedade na condução da sua cidade, estado e país.

O presidente do TRE-PI, desembargador José James Gomes Pereira, afirmou que o projeto é fruto de criterioso estudo e de diversas reuniões. “Esse projeto tem um alcance para além do que é possível, ele visa oportunizar uma educação de qualidade e ofertar um conhecimento técnico sobre a política no nosso país, a partir das parcerias a serem celebradas com diversos órgãos de todo o estado. Esperamos despertar nas pessoas e nas instituições a consciência de que é necessário agir de forma para reduzir as desigualdades sociais em todos os aspectos.”

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes, a Universidade tem papel fundamental no movimento de conscientização política da população. “A universidade deve estar presente em todas as ações afirmativas a fim melhorar a consciência política dos cidadãos. Estamos contribuindo com uma ação positiva e o objetivo central é ajudar as instituições parceiras a superar os obstáculos no que diz respeito a consciência política dos jovens.”

Cleber de Deus Pereira da Silva, coordenador do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais da UFPI, contou que “esse projeto surgiu a partir da percepção de escassez de trabalhos voltados para o público jovem sobre o funcionamento do sistema político”. “Resolvemos desenvolver esse projeto que tem como grande objetivo envolver jovens em todos os municípios do Piauí, para que assim possamos ter bases mais sólidas para a conscientização política e envolvimento social do jovem cidadão.”

O diretor-geral do TRE-PI, Ronaldo Maique Araújo Braga, destacou que a iniciativa amplia a consciência política em diversos aspectos. “Repassar conhecimento é uma riqueza espiritual e para evolução humana.”

Conteúdo

As palestras, minicursos, seminários e conferências serão ministradas por profissionais e especialistas da ciência política, Direito eleitoral e Direito constitucional. Elas trarão as temáticas: O Sistema Político Brasileiro; A Separação de Poderes no Brasil: Competências e Funções; O Presidencialismo Brasileiro; O Poder Legislativo Brasileiro; Poder Judiciário e Política: Harmonia e Conflito; A Constituição Federal de 1988: Os Princípios Estruturantes da República Brasileira e os Direitos e Garantias Fundamentais; A Justiça Eleitoral e a Organização do Processo Político no Brasil; Civismo, Cultura Política e Cidadania no Brasil; Políticas Públicas, Demandas Sociais e Processo Orçamentário; e O Voto Feminino no Brasil: Evolução e Tendências.

A secretária de Orçamento e Finanças e coordenadora do Comitê Gestor de Política de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia, considera que esse projeto é um marco importante dentro da atual gestão. “Esperamos, como resultado de trabalho, despertar nos jovens uma percepção sobre a importância da Justiça eleitoral, como instituição democrática, bem como que esses alunos possam tomar consciência de que as garantias sociais somente se concretizarão com as devidas contrapartidas de corresponsabilidade, obrigações e deveres de cada cidadão.”

Ela ainda lembrou que o projeto está relacionado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente ao ODS4 que indica a urgente necessidade de uma educação de qualidade, que possa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e possa promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Fonte: TRE-PI

Fonte: Portal CNJ