O Painel de Monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário (2021-2026) foi destacado pela gerente de Projeto e Estratégias do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Carol Leal, como uma importante ferramenta para aprimorar os resultados. “Certamente, dará suporte os tribunais a identificarem os avanços em relação ao planejamento estratégico, uma vez que se apresenta com uma ferramenta orientadora de correção de rumos e que utilizaremos bastante nas reuniões de avaliação estratégica.”

No Painel, estão publicados indicadores de desempenho associados a cada um dos 12 Macrodesafios do Judiciário, para esses seis anos, como os índices de acesso à Justiça, de transparência, de sustentabilidade, conciliação e de congestionamento dos processos de execuções fiscais. A gerente explica que os dados ainda estão sendo analisados e podem passar por ajustes. “Nossa Gerência mantém um link de comunicação direta com o Conselho Nacional de Justiça [CNJ], para as atualizações referentes ao Judiciário estadual.”

A Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021–2026 foi instituída de forma colaborativa pelas unidades técnicas do Conselho, em diálogo com a Rede de Governança Colaborativa do Poder Judiciário. “Por meio dos indicadores de desempenho, é possível aferir o alcance dos macrodesafios”, explica Fabiana Gomes, diretora do Departamento de Gestão Estratégica do CNJ.

Justiça 4.0

O diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson, contou que não estão sendo medidos esforços para cumprir a agenda do Programa Justiça 4.0. E a finalização das ações deve acontecer até final do primeiro semestre deste ano. “O Tribunal já implementou o Juízo 100% Digital; o Balcão Virtual e foi realizada higienização dos dados do DataJud, com encaminhamentos mensais ao Conselho Nacional de Justiça.”

Ele acrescentou que está em tramitação o projeto que institui o primeiro Núcleo de Justiça 4.0, no campo da Saúde Pública, e o Projeto da Plataforma Digital do Poder Judiciário. “Também está em desenvolvimento o projeto de atualização da versão do Processo Judicial Eletrônico (PJe) que se integra à Plataforma. Outro projeto importante é a implementação do Codex no TJPB, que está em fase de homologação com o CNJ. Somado a isso, servidores da Diretoria de Tecnologia estão em processo de capacitação, promovido pelo CNJ, para utilização do Sinapses.”

Fonte: TJPB

Macrodesafio - Fortalecimento da estratégia nacional de TIC e de proteção de dados

Fonte: Portal CNJ