O Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) sediou, na segunda (18) e terça-feira (19/4), o 1º Encontro das Justiças Militares Estaduais sobre Gestão Documental. O propósito foi discutir a unificação do Plano de Classificação e tabela de temporalidade para destinação do acervo, dentre outros assuntos pertinentes, com representantes dos tribunais de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJMRS) e de São Paulo (TJMSP).

O desembargador Rúbio Paulino Coelho, presidente do TJMMG, destacou a importância da gestão documental para a Justiça Militar. A gestão documental do TJMMG realiza um trabalho especializado de triagem, recuperação e conservação de documentos judiciais que, devido à sua importância histórica, são destinados à guarda permanente.

Segundo o presidente, os manuais de procedimentos de gestão documental trazem uma padronização assertiva para os trabalhos desenvolvidos conforme a Resolução CNJ n. 324/2020. E frisou a relevância da preservação da memória do TJMMG, com o convênio com o Tribunal de Justiça mineiro que permitiu a recente inauguração do espaço de exposição da Justiça Militar.

Fonte: TJMMG

Fonte: Portal CNJ