O Laboratório de Inovação e Inteligência Artificial do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) tem uma sede física. Ela foi apresentada em dezembro, com a flexibilização dos protocolos sanitários de prevenção à contaminação pela Covid-19.

Instituído em 2020, o Laboratório do TRE-ES se destaca pelo desenvolvimento de iniciativas importantes, como o premiado chatbot BEL, a assistente virtual treinada para responder às perguntas mais comuns de eleitores e eleitoras, e o Justifica, aplicativo que permite fazer a justificativa de ausência de domicílio eleitoral no dia da votação, em seu próprio aparelho celular. O aplicativo foi utilizado com sucesso nas Eleições 2020.

O ambiente virtual da unidade conta com um auditório para conferências, um centro de convivência com exposições de obras de arte e outras funcionalidades que possibilitam uma interação melhor entre equipes da sede e dos cartórios eleitorais. E a inauguração de seu espaço físico é uma forma de ampliar sua área de atuação, com espaço dedicado para o desenvolvimento de novos serviços e produtos voltados para o atendimento da população.

Fonte: TRE-ES

Fonte: Portal CNJ