“Mais mulheres na política, sem violência de gênero. Elas podem, o Brasil precisa”. Com essa premissa, considerada uma das pautas mais urgentes, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza nesta segunda-feira (18/10), a partir das  10h30, um seminário virtual com especialistas, parlamentares e autoridades do Brasil e da América Latina para uma reflexão ampla e plural sobre as práticas abusivas que a mulheres ainda enfrentam nos dias atuais.

Durante o encontro, serão apontados os diferentes tipos de comportamentos relacionados à discriminação política de gênero, permitindo a discussão de mecanismos de proteção às mulheres. O debate também vai abordar a necessidade de atenção à situação das mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ e com deficiência, que sofrem duplamente por fazerem parte de um grupo mais vulnerável socialmente.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TSE no YouTube, com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, estarão presentes a secretária-geral da Presidência do Tribunal, Aline Osorio; o ministro Carlos Horbach; a executiva e fundadora do Black Money, Nina Silva; a filósofa e escritora Djamila Ribeiro; Anastasia Divinskaya, da ONU Mulheres; a senadora Simone Tebet, coordenadora da bancada feminina na Casa; a deputada Celina Leão, coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara; a cacica O-é Kaiapó; e a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil.

Veja a programação completa

Fonte: TSE

Fonte: Portal CNJ