Na segunda-feira (10/5), os tribunais de todo o país celebraram o Dia da Memória do Poder Judiciário. Em alusão à data, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aborda o tema “A Memória da Justiça Eleitoral” no podcast Voz da Cidadania, produzido pela Escola Judiciária Eleitoral, em parceria com a Assessoria de Comunicação. O episódio 11 do Voz da Cidadania está disponível no Spotify.

No bate-papo, a servidora Ana Paula Vasconcelos, que está à frente do Núcleo do Centro de Memória do TRE -RN, fala sobre o trabalho a importância de preservar o patrimônio material e imaterial relacionado à Justiça Eleitoral e sobre o Museu Virtual, principalmente neste momento de distanciamento social imposto pela pandemia.

O Museu Virtual foi criado em 2020. Nele, a pessoa tem acesso a exposições temáticas e permanentes; galeria de Presidentes, Corregedores, Procuradores Eleitorais, Diretores da Escola Judiciária Eleitoral e Diretores-Gerais do TRE-RN; imagens de documentos e peças do acervo; informações sobre eleições anteriores (resultados de pesquisas demandadas pelo público); além de publicações de cartilhas da Coleção Memória Eleitoral.

Também é possível visitar o Museu Virtual Alzira Soriano e conhecer a história da primeira prefeita da América Latina. No espaço, estão disponíveis vídeos, documentos, publicações, informações históricas sobre Alzira Soriano e muito mais.

Dia da Memória

Instituído pela Resolução CNJ 316/2020, o Dia da Memória do Poder Judiciário faz referência ao alvará de 10 de maio de 1808 de D. João VI que criou a Casa da Suplicação do Brasil. Além da preservação da memória institucional da Justiça, a medida enfatiza a importância da memória como parte do patrimônio cultural brasileiro – conforme prevê o art. 216 da Constituição Federal –, aproxima o Judiciário da sociedade e reforça a missão de resguardar a Constituição, garantir os direitos e assegurar proteção e igualdade para todos.

Fonte: TRE-RN

Fonte: Portal CNJ