O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), que atende à população do Rio Grande do Norte instituiu o Laboratório de Inovação – INOVA-JT21. A unidade será gerenciada pela Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica  e funcionará nas instalações da Escola Judicial, com a possibilidade de execução de algumas atividades de forma telepresencial.

A implementação do INOVA-JT21 atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que busca o aprimoramento das atividades dos órgãos judiciários por meio da difusão da cultura da inovação, modernização de métodos e técnicas de desenvolvimento do serviço judiciário. A iniciativa tem como base o planejamento estratégico para o ciclo 2021-2026, que estipula objetivos a serem alcançados nesse período, contemplados pela Estratégia Nacional do Poder Judiciário.

O novo laboratório vai contribuir para o cumprimento das metas estipuladas pela Agenda 2030, com foco no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, para sustentabilidade do planeta e desenvolvimento da sociedade. Além disso, poderá auxiliar o TRT21 na busca por soluções para problemas complexos da Justiça do Trabalho.

De acordo com a coordenadora do projeto, Karla Motta, será “por meio do desenvolvimento de projetos com soluções inovadoras” que o Tribunal irá cumprir o planejamento estratégico. Buscando construir inovações abertas, “que consistem em uma forma de inovação colaborativa e diversificada, contando com o esforço conjunto e a constante alimentação de novas ideias, sendo possível alcançar resultados excelentes num menor intervalo de tempo”.

A coordenadora ressalta ainda as importantes contribuições sociais na melhoria do atendimento à população, como a instalação da Casa da Justiça e Cidadania, na Zona Norte de Natal. E ainda a promoção de leilões totalmente virtuais durante a pandemia da Covid-19 e o uso do WhatsApp Business como meio de comunicação institucional.

Já há iniciativas também em diversas áreas, dentre elas: saúde, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Todas as iniciativas fazem parte da postura inovadora do Tribunal para atender à sua missão de realizar a Justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania.

Fonte: TRT21

Fonte: Portal CNJ