A gestão regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7) lança, neste mês das crianças, o vídeo “Recado do Lauro contra o trabalho infantil”. A animação em curtametragem será exibida em salas de cinema do Ceará, além de outras plataformas de divulgação, como redes sociais de instituições parceiras.

A produção é inspirada no livro “Lauro e os Palhacinhos do Sinal”, de autoria de Thais Evangelista e Frederico Brito, profissionais do TRT7. O ano de 2021 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. Sob esse viés, várias iniciativas institucionais estão sendo elaboradas para conscientizar a sociedade dos malefícios gerados por essa prática.

A gestora regional do Programa do Tribunal, juíza Karla Yacy, idealizou uma produção que trouxesse acessibilidade e ludicidade à obra. A ilustração animada exibe Lauro à frente de um espelho, segurando uma flanela com uma mão e um produto de limpeza na outra. Na medida em que ele “passa o pano”, é transferido para outras cenas, alternando entre ambientes de escola e de trabalho infantil. O personagem alerta que não há equipamentos de proteção de trabalho (EPIs) feitos para crianças e que essa atividade é proibida por lei.

O vídeo também conta com uma versão cujo texto é voltado para crianças, para viabilizar a exibição em escolas. Karla Yacy destaca a importância das parcerias e apoio da sociedade. “Nossos agradecimentos aos parceiros e apoiadores deste projeto, e a todos os cidadãos que se unem ao TRT/CE no propósito de proteger crianças e adolescentes.”

Apoio e produção

O filme contou com a colaboração da Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra7) e do Sindicato dos Servidores da 7ª Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima), além do apoio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), Programa Mais Infância Ceará e Farmácias Pague Menos. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza também apoia a iniciativa e exibirá a peça audiovisual em seus canais de divulgação. A iniciativa está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1 (Erradicação da Pobreza), 4 (Educação de Qualidade) e 10 (Redução das Desigualdades) da Agenda Global 2030, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Ficha técnica

  • Criação e roteiro: Hugo Cardim e Jamille Ipiranga
  • Ilustração e animação: Marcilene Damasceno
  • Locução: Mariana Lage
  • Supervisão: Karla Yacy

Fonte: TRT7

Assista ao curtametragem no YouTube

Fonte: Portal CNJ