Nesta semana, um conteúdo enganoso publicado por um site de notícias tentou levantar suspeitas sobre a função de uma das simulações realizadas pela Justiça Eleitoral para promover aprimoramentos no voto eletrônico. O Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna de 2022 tem o objetivo de identificar pontos de melhorias nos sistemas que ainda estão em desenvolvimento.

A atividade envolve cerca de 100 profissionais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país. No período, os softwares das urnas eletrônicas e de totalização dos votos passam por exaustivas verificações tanto por quem utiliza os sistemas quanto por provedores de solução em diversos cenários.

Desta maneira, a Justiça Eleitoral aproveita de forma eficiente as oportunidades de melhoria nos sistemas em desenvolvimento, seja para garantir mais segurança ou para otimizar o trabalho das pessoas que participam do processo eleitoral. De acordo com técnicos que atuaram no Teste em Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna de 2022, os resultados foram concluídos com sucesso, uma vez que diversos pontos de melhorias foram imediatamente identificados e implementados.

Teste em Campo

O Teste em Campo é uma etapa importante para a integração dos sistemas utilizados durante as eleições, uma vez que as equipes trabalham separadas. São testados vários cenários e os erros identificados são corrigidos antes da lacração dos sistemas. Toda melhoria é implementada antes da versão final que será usada.

Ao longo do ciclo eleitoral, são realizados vários testes e ações para aperfeiçoar os sistemas usados nos pleitos, como o Teste Público de Segurança, por exemplo. Qualquer melhoria, aperfeiçoamento ou alteração nos softwares pode ser feita e acompanhada pelas entidades fiscalizadoras elencadas na Resolução 23.673/2021. Com todas as melhorias já implementadas, os sistemas passarão por nova bateria de checagem por representantes de todos os 27 TREs.

A cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas é realizada 20 dias antes do primeiro turno. Nela, participam partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público, conforme previsto no art. 66 da Lei nº 9.504/1997.

Fonte: TSE

Macrodesafio - Fortalecimento da relação interinstitucional do Judiciário com a sociedade

Fonte: Portal CNJ