Os cartórios das comarcas paraenses de Conceição do Araguaia, Ourilândia do Norte, Redenção, Rio Maria, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Tucumã e Xinguara passaram a utilizar, desde o dia 1º de julho, o Selo Digital. Ele é usado em substituição ao atual selo físico, autoadesivo.

O selo digital é uma modernização dos serviços públicos prestados pelos cartórios. Entre as vantagens, estão a redução do tempo de consulta de autenticidade do documento pelo cidadão por meio de ferramentas de consulta pública e a redução dos custos com geração e entrega do selo e em caso de inutilização. A solução ainda acaba com problemas de armazenagem e deterioração com o tempo que podem ocorrer no selo físico, além de eliminar problemas de furto e extravio e aprimorar a segurança dos atos praticados nos cartórios.

A implantação do serviço tem ocorrido desde novembro de 2018 e alcança hoje 71 cartórios no estado. A ação faz parte do macrodesafio Aperfeiçoamento da Gestão Orçamentária e Financeira, no aprimoramento da gestão da arrecadação, incluso no Plano de Gestão do biênio 2021-2023 do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

Fonte: TJPA

Fonte: Portal CNJ