O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Wellington José de Araújo, esteve na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), onde assinou, no dia 28 de setembro, acordo de cooperação técnica para a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). “Contar com a colaboração do TRF4 é algo muito bom para nós. Precisamos evoluir e procurar os melhores onde eles estão”, observou Araújo.

O presidente do TRF4, desembargador Ricardo Pereira, ressaltou que o SEI demonstra a capacidade do serviço público de criar soluções. E explicou que a versão 4.0 traz novas funcionalidades e permite a migração de processos entre os órgãos. “É uma ferramenta desenvolvida aqui, por juízes e servidores da casa, que se difundiu por todo o Brasil e que está em permanente desenvolvimento.”

O diretor-geral do TRE-AM, João Victor Pereira Martins da Silva, elogiou a nova interface do SEI. “Esta versão é ainda mais intuitiva que a anterior, e sabemos que estamos levando o melhor para nosso tribunal do Amazonas.”

O SEI foi criado em 2009 com o objetivo de integrar e modernizar a atividade administrativa para que fosse realizada eletronicamente, eliminando o custo ambiental e de transporte da documentação. Além disso, reduz o tempo de tramitação dos procedimentos administrativos, enxugando fluxos de trabalho e, ao mesmo tempo, promovendo a transparência dos processos.

Com o uso do sistema, a integração e o gerenciamento são facilitados pela versão única, que permite também autonomia para os cessionários. O SEI permite, desde sua versão 3.0, desenvolver e acoplar módulos próprios, e, na versão 4.0 – disponibilizada em 2021 -, o sistema trouxe mais segurança, com duplo fator de autenticação e funcionalidades inovadoras, como o “SEI Federação”, que permite o compartilhamento de processos entre os órgãos públicos que utilizam o Sistema nesta versão, sem a necessidade de remessa ou de malote digital.

Fonte: TRE-AM

Fonte: Portal CNJ