O amor pode mudar trajetórias. Foi assim que Vanessa Souza da Costa teve sua vida transformada. Após mais de 11 anos vivendo em lares de acolhimento institucional, a jovem teve a oportunidade de realizar o maior sonho de sua vida: o de ter uma família. A adolescente de 17 anos integrava o projeto “Eu acredito no amor – Um caminho para adoção” e, agora, aumentou a família do casal Nelma Ferreira do Nascimento e Francisco Anísio Santana de Oliveira.

“Sempre sentia que algo me faltava e eu sabia o que era: a família”, contou a adolescente. Antes de ter a guarda concedida, Vanessa relembra que teve um sonho sobre a adoção e se tornou realidade no dia 25 de novembro de 2021, quando a guarda foi concedida ao casal. “Na noite anterior à audiência, sonhei que iria dar tudo certo e, graças a Deus, foi tudo exatamente como no sonho.”

“Quando conheci os dois foi como um milagre em minha vida, sempre senti algo muito forte e verdadeiro. Hoje estou tendo a oportunidade de ter pessoas que não medem esforços para me ajudar e apoiar”, concluiu Vanessa.

A história entre o casal e Vanessa iniciou quando ela ainda tinha apenas sete anos. A família passou a visitá-la regularmente e a apadrinhar, que é quando há o estabelecimento de vínculos afetivos e apoio aos meninos e meninas em acolhimento institucional. “A Vanessa é uma menina que tem muito amor para dar e nós observamos isso desde quando a conhecemos. Hoje estamos podendo lapidar ainda mais as qualidades que ela possui”, afirmou Nelma.

“A decisão de adotar a Vanessa foi um grande gesto de amor e a concretização de um sonho que aguardamos por um bom tempo”, afirmou, muito emocionado, seu Anísio.

Eu acredito no Amor

Iniciado em 2020, o projeto “Eu acredito no Amor: Um caminho para a adoção”, de iniciativa da Vara da Infância e Juventude de Santana, unidade do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), beneficia crianças com poder familiar dos pais biológicos já destituído e em busca de famílias aptas à adoção, seja no Amapá ou fora do estado.

Para mais informações sobre o projeto, a pessoa interessada deve entrar em contato com a Vara da Infância e Juventude de Santana, por meio dos telefones (96) 984-140-915, (96) 3312-4234, (96) 3312-4239 ou (96) 3312-4259.

Fonte: TJAP

Fonte: Portal CNJ