Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estará presente na segunda edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, que será realizado na Avenida Benedito Silvestre de Toledo, no Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia neste sábado e domingo (11 e 12/12).

A equipe da Seduc vai atender a população para esclarecer dúvidas sobre matrícula nas unidades de ensino, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJATec), escolas de tempo integral e educação especial. A secretaria também vai emitir a segunda via de histórico escolar e de diploma de pessoas que estudaram em escolas extintas.

Matrículas na rede estadual

O prazo para a solicitação de vagas nas escolas estaduais de tempo parcial se encerrou nesta terça-feira (07/12), enquanto nas escolas de tempo integral termina nesta quarta-feira (08/12). Contudo, o período de confirmação e efetivação das matrículas será entre 15 e 22 de dezembro.

Para efetivar a matrícula, é necessário ir até à escola indicada no site de matrícula (www.matricula.go.gov.br) e apresentar os documentos pessoais (carteira de Identidade, certidão de nascimento ou CPF), histórico escolar e comprovante de endereço atualizado. Pais, alunos e responsáveis poderão buscar mais informações sobre o processo durante o Mutirão.

EJA e EJATec

Em 2022, a rede pública estadual vai ampliar o número de escolas-polo da Educação de Jovens e Adultos a Distância (EJATec). Serão mais 29 unidades ofertando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) semipresencial, totalizando 45 escolas-polo. Tanto a EJA regular quanto a EJATec são destinadas a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade correta.

Escolas de tempo integral

No ano que vem, a rede estadual vai contar com mais 105 Centros de Ensino em Período Integral (Cepi). Essas escolas possuem carga horária de sete ou nove horas por dia, dependendo da unidade e seguem um currículo diferenciado, mais dinâmico e flexível.

Educação Especial

A rede estadual de ensino oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) para todos os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. Há 316 salas de AEE distribuídas pelo Estado, com recursos didáticos e equipamentos tecnológicos.

O Governo de Goiás também está entregando dispositivos de visão artificial (OrCam MyEye) para alunos cegos e de baixa visão na rede municipal e estadual de ensino. Até agora, foram entregues 92 dispositivos.

Documentação de escolas extintas

No Mutirão deste final de semana, a Seduc vai ofertar o serviço de solicitação de segunda via de documentos em escolas extintas. Os documentos serão retirados pelos interessados posteriormente, no Acervo de Escolas Extintas, localizado na Avenida da Paz, no setor Garavelo, em Aparecida de Goiânia.

Mutirão em Goiânia

Essa é a segunda edição do Mutirão Iris Rezende realizada pelo Governo de Goiás. Na primeira edição, feita no setor Morada do Sol, em Goiânia, alunos da rede estadual de Educação participaram de um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Na ocasião, os servidores da educação tiraram dúvidas sobre a matrícula na rede estadual e entregaram Chromebooks aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc)

Fonte: Portal Goiás