A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Goiás (Esump-MPGO), em parceria com a Superintendência da Mulher e Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), e juntamente com Centro de Apoio Operacional do MPGO (área de atuação em Políticas Públicas e Direitos Humanos), o Núcleo de Gênero (MPGO), a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), a Defensoria Pública Estadual – Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) e a Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SMPM) promoverão um webinar nesta quarta-feira (25/08), das 13h30 às 16h, com o tema “Violência contra a mulher: uma análise interseccional e interinstitucional”.

A transmissão será realizada pela plataforma Zoom e tem como público-alvo integrantes da Rede de Enfrentamento à Violência contra as mulheres e a comunidade. Após o encerramento do evento o vídeo ficará disponível no canal da Esump no YouTube. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui. A Esump informa ainda que haverá emissão de certificado pela participação no evento.

A Sedd promove todos os meses, no dia 25, uma ação de combate à violência contra a mulher. As iniciativas integram a campanha Dia Laranja, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU/Mulheres) que teve a adesão do governo estadual, no intuito de tornar o combate à violência contra a mulher uma campanha permanente. O Governo de Goiás também criou, por meio da Seds, o Todos Por Elas – Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher, que tem diversas ações de proteção aos direitos das mulheres goianas.

Programação

A programação do webinar terá de três palestras. O tema “Raça e gênero na Lei Maria da Penha: uma visão interseccional” será apresentado pela promotora de Justiça no Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), Lívia Sant’Anna Vaz, doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A segunda palestra terá o tema “Feminização das migrações e a atuação das defensorias públicas”, e será realizada pela defensora Pública do Estado de Roraima, Jeane Magalhães Xaud, mestra em Sociedades e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). A psicóloga e professora do Curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Vera Lúcia Morselli, abordarpa o tema “As várias faces da violência doméstica e familiar contra mulher idosa”. Ela também é especialista em Psicologia Clínica pela PUC-GO.

O webinar será realizado com a finalidade de enfatizar o aniversário de 15 anos da Lei Maria da Penha, comemorado no dia 7 de agosto. O evento tem o objetivo de apresentar as diferentes formas de vulnerabilidades que atingem as mulheres, como ser negra, idosa e imigrante. O intuito é alertar, capacitar e esclarecer as pessoas que trabalham direta ou indiretamente na rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, sobre essas nuances que a tornam ainda mais suscetível de ser uma vítima em potencial.

Com informações da Esump-MPGO

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds)

Fonte: Portal Goiás