A segunda edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, neste final de semana (11 e 12/12), em Aparecida de Goiânia, terá novidades por parte da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). A pasta vai promover uma gincana solidária de arrecadação de lixo eletrônico com entrega de um computador de mesa recondicionado. A ação faz parte do Programa Sukatech, que recicla e recondiciona resíduos eletroeletrônicos no Estado.

Para concorrer ao equipamento, os interessados precisam deixar sucata eletrônica no estande da Sedi no Mutirão. Poderão ser descartados notebooks, impressoras, eletrônicos de escritório, eletrônicos de pequeno porte, tablets, celulares, acessórios de informática, câmeras, cabos e carregadores, eletroportáteis, ferramentas elétricas e outros. No site www.desenvolvimento.go.gov.br, é possível ter acesso à lista completa do que pode ser descartado.

“Esse material recolhido será encaminhado ao Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que funciona em Goiânia. A partir deste ‘lixo’, vamos recondicionar computadores para doá-los a órgãos públicos, escolas públicas estaduais, bibliotecas e instituições de iniciativas de inclusão digital e social”, explica o secretário Marcio Cesar Pereira.

Além da gincana, a Sedi vai ofertar outros serviços para a população de Aparecida. A Escola do Futuro do Estado de Goiás vai ministrar uma oficina de Marketing digital no Instagram (40 minutos), uma oficina de grafite e inscrição para os cursos da EFG. Além disto, haverá demonstração de funcionamento de impressora 3D e a população também poderá se divertir na cabine fotográfica. A EFG em Artes Basileu França fará parte da programação cultural do Mutirão com a apresentação da Banda Sinfônica Jovem e de Arte em Circo.

Já os laboratórios Include vão abrir inscrições para novas vagas. As unidades são projetadas e equipadas para oferecer, gratuitamente aos jovens (de 12 a 20 anos), cursos com metodologia e linguagem de software e hardware, desenvolvidos para a inclusão social e econômica no mundo digital.

Números expressivos

Os órgãos do poder público estadual vão ofertar uma série de serviços gratuitos à população de Aparecida de Goiânia, durante o Mutirão, entre eles emissão de documentos, oferta de vagas de emprego, consultas e exames médicos e testagem para Covid-19.

A primeira edição do Mutirão, realizada nos dias 20 e 21 de novembro, em Goiânia, contou com mais de 70 mil atendimentos. Em Aparecida de Goiânia, a expectativa é superar esses números. “Todas as secretarias e autarquias do governo se instalam no Mutirão. Uma soma de serviços jamais vista, seja na área social, educação, saúde, segurança e outras. É uma maneira de interagir com a população, de estar presente”, define o governador Ronaldo Caiado.

A programação começa no sábado, às 8 horas, e prossegue até às 16 horas – as atrações culturais seguem até 19 horas. No domingo, o evento será realizado das 8 às 12h.

Serviço

2ª edição Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás – Aparecida de Goiânia

Datas:

11/12 – 8 às 16 horas – Atrações culturais – 8 às 19 horas

12/12 – 8 às 12 horas

Endereço: Avenida Benedito Silvestre de Toledo, esquina com a Rua 37, no Bairro Independência

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)

Fonte: Portal Goiás