No último dia 18 de setembro, encerrou-se o Drive Thru Lixo Zero,  que contou com a participação da Saneago. O projeto, iniciado em 14 de agosto, arrecadou mais de 828 litros de óleo residual de fritura, além de mais de 26 toneladas de materiais recicláveis no ponto de coleta instalado na Praça Universitária.

 A Saneago participou do encerramento das atividades, que contou com a presença do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. A participação da Companhia no Drive Thru Lixo Zero ocorreu por meio do Programa Olho no Óleo, que recolhe óleo residual, de frituras e cozimentos, para a fabricação de biodiesel, evitando que milhares de litros de óleo sejam descartados nas redes de esgoto e cursos d’água.

Ao entregar o material, o cliente recebe uma bonificação na forma de crédito para a próxima fatura. Cada litro de óleo equivale a 50 centavos de crédito. O Olho no Óleo promove o descarte correto do óleo de cozinha usado e evitar a obstrução das redes de esgoto. Estudos realizados pela Saneago apontaram que 25% dos extravasamentos de esgoto eram causados pelo descarte incorreto de óleo em pias e ralos.

Com a participação das equipes da Gerência de Educação Ambiental e Ações Sociais (P-GEA), o projeto foi parte das comemorações do “Dia Mundial da Limpeza”, uma iniciativa que ocorre em 180 países, unindo milhões de pessoas para limpar o planeta. No dia 18 de setembro de 2021, a data foi celebrada pela 4ª vez, com 50 milhões de pessoas limpando suas cidades, rios e comunidades, dese 2018.

Lixo Zero

O Conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para a incineração. O Lixo Zero é norteado por 4 Rs, que são: 

  – Repensar: Acabar com a ideia que resíduos são sujos. Não descartar no lixo comum ou misturar materiais que poderiam ser reciclados.

  – Reutilizar: Diversos objetos e materiais podem ser utilizados de outra maneira antes de serem encaminhados para a reciclagem. Ex.: usar uma folha de papel dos dois lados.

  – Reduzir: Gerar o mínimo possível de lixo. Ao invés de lixeiras, residuários e contentores para acomodar os materiais.

  – Reciclar: Aproveitar a matéria prima do resíduo para fabricar o mesmo ou outro tipo de produto, sem encaminhá-lo para aterros.

A equipe ambiental da Saneago agradece a todos os que fizeram a sua parte e contribuiu com a preservação do meio ambiente.

Fonte: Saneago-GO

Fonte: Portal Goiás