20.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -
InícioNotíciasGoiásPopulação indígena aldeada é vacinada contra Covid-19

População indígena aldeada é vacinada contra Covid-19

- PUBLICIDADE -

O Dia do Índio é comemorado em Goiás com valorização e respeito à cultura, com destaque para a imunização contra Covid-19 de todos os indígenas aldeados do Estado. Ao todo, foram aplicadas 493 doses, nas duas etapas de vacinação, em 246 moradores com mais de 18 anos, exceto as mulheres grávidas e em fase de amamentação, nas aldeias de Aruanã, Minaçu e Nova América/Rubiataba. 

Alguns dos moradores da aldeia Bdé Buré/Buridina, da etnia Karajá (Yni), aldeados no município de Aruanã, se recusaram a receber a imunização. No entanto, as doses da vacina estão disponíveis para o caso de aceitação. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Governo de Goiás tem trabalhado, junto ao Distrito Sanitário Especial Indígena Araguaia (DSEI-Araguaia) e a lideranças indígenas, na conscientização para que adiram à campanha. Isso tem sido feito, no entanto, sempre com respeito à manutenção de uma abordagem ética e aos direitos dos povos indígenas, bem como à liberdade e o livre arbítrio nesses casos concretos. 

Nas aldeias Avá-Canoeiro, das etnias Avá-Canoeiro/Tapirapé, em Minaçu, que conta com 11 moradores maiores de 18 anos; e a Aldeia Carretão, da etnia Tapuia, em Nova América/Rubiataba, que abriga 126 pessoas na faixa de imunização, todos foram vacinados. Quanto à cobertura dos indígenas em situação urbana, a Secretaria Estadual de Saúde  explica que aguarda as orientações do Ministério da Saúde. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Superintendência da Mulher e Igualdade Racial e da Gerência de Comunidades Tradicionais, é a responsável pela promoção dos direitos dos povos e comunidades tradicionais de Goiás, dentre elas as indígenas. “Uma das áreas de atuação da Seds é garantir aos membros das comunidades tradicionais o direito à saúde, assim como ao reconhecimento, à cidadania, à assistência social e à educação, entre outros. Comemorar este dia com a garantira de preservação da saúde dos nossos indígenas é gratificante”, afirma o secretário da Seds, Wellington Matos.

Fonte: Seds -Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

- PUBLICIDADE -
Nos siga no Google Notícias

COMENTÁRIOS

[wce_code id=2]
Fábio Sakamotohttps://dfnamidia.com.br
Jornalista MTB/DRT 0011561/DF, Desenvolvedor Web. Apaixonado por quadrinhos, filmes, séries e música.
- PUBLICIDADE -

Redes Sociais

16,985FãsCurtir
2,458SeguidoresSeguir
61,453InscritosInscrever

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -