O governador Ronaldo Caiado falou à imprensa, na manhã desta segunda-feira (22), em coletiva realizada no Salão Dona Gercina Borges, em Goiânia, para fazer um balanço da primeira edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás, realizado na Região Noroeste de Goiânia. “O evento superou as nossas expectativas e das pessoas que procuraram atendimento. Os dados extrapolaram qualquer projeção que havia sido feita inicialmente. Todas as pessoas que acompanharam o mutirão, e que já haviam participado de outros, disseram que o fluxo foi algo jamais visto”, disse Caiado.

Em dois dias de programação, 55 mil pessoas procuraram por serviços, e foram realizados 70 mil atendimentos. A próxima edição está confirmada para os dias 11 e 12 de dezembro no Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia. A previsão é de que sejam realizadas duas edições por mês. Após a região Metropolitana, a ação deve chegar ao Entorno do Distrito Federal e as demais regiões do Estado.

Além do recorde de atendimentos e de público, a aprovação por parte dos usuários foi considerada positiva. De acordo com pesquisa realizada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), 98% das pessoas ouvidas afirmaram que gostaram da realização do mutirão; 88% encontraram o serviço que procuravam; 94% gostariam de novas edições realizadas pelo Governo de Goiás; 67% deram nota 10 para o atendimento, 12% nota nove e 10%, nota oito. Foram ouvidas 262 participantes.

O governador revelou que, por ter acompanhado diariamente a evolução do quadro de saúde do ex-governador e ex-prefeito Iris Rezende, que apresentou vários momentos de melhoras durante os 90 dias de internação, teve a ideia de recebê-lo em Goiás com um Mutirão.

“Conversei com meus secretários e assessores de governo para projetar o evento e pedi aos familiares, à Dona Iris, Ana Paula, Adriana autorização para que eu pudesse promovê-lo, ali foi o início dos mutirões do Iris. Infelizmente, ele não pôde comparecer diretamente, mas tenho certeza de que ele, lá de cima, ficou alegre ao ver que nós nos dedicamos de corpo inteiro para que fosse um sucesso”, disse.

O governador deu destaque às entregas de obras de saneamento na região, que receberam investimentos do Governo de Goiás no valor de R$ 50 milhões; ao programa Mães de Goiás, que beneficiou 3 mil mulheres com o cartão que garante, mensalmente, R$ 250 para alimentação dos filhos entre zero a seis anos de idade; e, também, aos mais de mil atendimentos feitos pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), que fez a entrega de 674 escrituras e coleta de 332 assinaturas nos documentos de suas moradias, que depois serão encaminhadas pela agência para registro em cartório antes da entrega definitiva. “Essas famílias esperavam, em média, há mais de 20 anos pela escritura. Em um dos casos, há 35 anos”, disse Caiado.

Sobre a entrega dos cartões do Mães de Goiás, o governador ressaltou que o programa social cumpriu o objetivo de fazer com que a necessidade imediata, que é a alimentação das crianças, chegasse com rapidez a essas famílias. “Gostaria de ter gravado todos os depoimentos das mães que se dirigiam a mim para falar da importância de terem recebido aquele cartão. São depoimentos maravilhosos: ‘Governador, nunca imaginei, mas meu filho agora vai poder ter alimentação correta, terei essa segurança para a alimentação dos meus filhos’”, disse.

O volume de procura por emissão de Registro Geral, ou Carteira de Identidade, foi um dos maiores e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) emitiu aproximadamente 300 unidades. A alta demanda fez com que o governador determinasse que o serviço continue sendo prestado na unidade do Vapt Vupt da Avenida Mangalô durante toda esta semana. “Algumas pessoas ali só tinham a Certidão de Nascimento e nada mais”, observou.

Evolução permanente

Caiado ressaltou que, assim como a primeira edição, todas as demais vão servir como termômetro para o governo adequar suas ações. Segundo ele, este é um dos benefícios de os governos estarem em constante contato com a população. “Ao trabalhar mais perto do povo, se traz um diagnóstico mais preciso, sem teses de gabinete. Se vê a demanda real e aumenta a chance de acerto em 99%”, afirmou

O governador detalhou os números de atendimentos realizados pelos órgãos estaduais e parceiros, como os Totens do programa Expresso, plataforma de atendimento digital do Estado, que contabilizou aproximadamente 200 cidadãos acessando os mais de 20 serviços disponíveis.

Na Saúde, mais de 150 trabalhadores foram mobilizados em cada dia do Mutirão, entre médicos, biomédicos, enfermeiros e administrativos. Os atendimentos realizados em seis consultórios de oftalmologia alcançaram a marca de 1.370. As equipes também aplicaram vacina contra a Covid-19 em 429 pessoas.

 

Fonte: Portal Goiás