O governador Ronaldo Caiado lança, neste sábado e domingo (11 e 12/12), a segunda edição do Mutirão Iris Rezende Governo de Goiás. No próximo final de semana, o Estado levará uma série de serviços gratuitos à população de Aparecida de Goiânia, entre eles: emissão de documentos, oferta de vagas de emprego, consultas e exames médicos, testagem para Covid-19 e atividades culturais. A estrutura será montada na Avenida Benedito Silvestre de Toledo, esquina com a Rua 37, no Bairro Independência.

A primeira edição, realizada nos dias 20 e 21 de novembro, em Goiânia, contou com mais de 70 mil atendimentos. Em Aparecida de Goiânia, a expectativa é superar esses números. “Todas as secretarias e autarquias do governo se instalam no Mutirão, uma soma de serviços jamais vista, seja na área social, educação, saúde, segurança e outras. É uma maneira de interagir com a população, de estar presente”, definiu Caiado.

A programação começa no sábado às 8h e prossegue até às 16h. No domingo, o evento será realizado das 8h às 12h. Os mutirões retomados pela atual gestão são uma homenagem póstuma ao ex-governador Iris Rezende, que criou o modelo na década de 1960. Ele faleceu no último dia 09 de novembro.

Serviços e atendimentos

Quem for aos estandes montados no Bairro Independência, em Aparecida de Goiânia, terá à disposição um leque de serviços. Na área da saúde serão ofertados consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, aferição de pressão arterial e de glicemia. Paralelo a isso, haverá corte de cabelo gratuito e distribuição de itens como máscaras de proteção facial, escovas de dente infantil e brinquedos.

O mutirão também é a oportunidade para solicitar a emissão de documentos, como certidões de nascimento, casamento ou óbito; alteração para nome social; passaporte do idoso; e carteiras do deficiente ou do autista.

Totens do programa Expresso estarão disponíveis no local. A ferramenta oferece mais de 20 opções de serviços, como emissão de segunda via da fatura de água, acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e outras ações do Detran-GO. O Vapt Vupt marca presença com o Atende Mais. Serão feitos atendimentos do Ipasgo, confecção da primeira e segunda via do CPF, emissão de segunda via de boletos, recadastramento da GoiásPrev e muito mais.

Na área de emprego e renda, serão divulgados mais de 2 mil postos de trabalho e ofertados cursos profissionalizantes. O cidadão terá apoio técnico para abertura de Microempreendedores Individuais (MEI) e orientações gerais sobre o tema. E também atendimento para simulação ou obtenção de crédito. A GoiásFomento também estará no local com a campanha de recuperação de crédito para renegociação de dívidas.

No estande da Companhia de Saneamento de Goiás S/A (Saneago), o contribuinte poderá revisar cadastro, emitir 2ª via ou contestar valor da fatura, solicitar ligação de água e esgoto, negociar débitos, protocolar reclamações ou denúncias, entre outros. Já a Enel Distribuição Goiás será parceira do evento, e vai ofertar troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED.

O Programa Mães de Goiás entrega, nos dois dias de mutirão, 2.614 cartões. A iniciativa garante renda mensal de R$ 250 a mulheres com filhos entre zero e seis anos e que vivem em situação de vulnerabilidade. O crédito tem como objetivo auxiliar na compra de alimentos e medicamentos.

Já os novos Aprendizes do Futuro, que serão lotados em Aparecida de Goiânia, receberão no domingo (12/12), segundo dia de evento, uniformes, vale alimentação, crachás, mochilas, tablets e outros materiais do programa.

A Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) terá estrutura para ações como: receber solicitações ou reclamações dos consumidores de saneamento básico e do transporte intermunicipal de passageiros; orientar sobre como se inscrever nas tarifas sociais das contas de água e energia; explicar o mecanismo do Passe Livre deficiente e idoso, voltado para usuários do transporte intermunicipal; e verificar a regularidade do cadastro para fins de isenção no IPVA.

Em relação ao meio ambiente, os visitantes do evento poderão participar de ações de educação ambiental e levarão para casa mudas de árvores nativas do Cerrado, distribuídas gratuitamente. No local, serão expostos equipamentos utilizados no combate a incêndios florestais, fiscalização e apresentadas iniciativas do Estado na área, como o Sistema Ipê e o aplicativo PlanteGO.

Na área da inovação, serão demonstradas algumas ferramentas tecnológicas, como a impressora 3D, e apresentados editais da Orquestra Jovem. Outras atividades são curso interativo de Instagram, oficina de grafite, sorteio de um computador de mesa recondicionado para quem deixar sucata eletrônica no estande da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação e inscrições para os laboratórios Includes. A Goiás Turismo também montará um espaço com vídeos e fotos dos destinos turísticos de Goiás, em um ambiente interativo com LED e óculos virtuais 3D.

Para os servidores estaduais, serão oferecidos serviços como exclusão de dependentes e mudança no plano de saúde; expedição de comprovante de despesas médicas e recadastramento previdenciário. Eles também poderão realizar a simulação de aposentadoria, imprimir contracheques, entre outros.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) oferecerá serviços de lazer para a comunidade em duas tendas montadas no evento. Serão disponibilizados carrinhos de pipoca e algodão doce, além de brinquedos para as crianças, incluindo futebol de sabão, cama elástica, pebolim, multiparque, tênis de mesa e a tabela móvel de basquete, sempre sob a supervisão de monitores/recreadores.

Já a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) irá expor filmes por meio do Fica Itinerante, além de oferecer atrações para as crianças na Gibiteca e no palco do evento, com a segunda edição do show de talentos do Mutirão Iris Rezende. A Orquestra Sinfônica será uma das atrações artísticas.

Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)

 

Fonte: Portal Goiás