O programa de vacinação contra a Covid-19 em Goiás ganhou reforço de mais 87.750 doses do imunizante Comirnaty, fabricado pelo laboratório Pfizer. O carregamento, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), chegou a Goiânia na tarde desta quinta-feira (08/07). O Governo do Estado recebe outra remessa na manhã desta sexta-feira (09/07), às 9h, com 29.200 unidades da CoronaVac, do Instituto Butantan. Os dois lotes somam 116.950 doses, que reforçam os números da vacinação em todo o Estado, hoje com a marca de 4,3 milhões  de vacinas recebidas.

No primeiro lote, todas as doses do laboratório Pfizer são destinadas à primeira dose. Os imunobiológicos recebidos foram destinados para conferência na Central Estadual de Rede de Frio, onde são preparados para envio aos municípios. Já a remessa da CoronaVac será dividida, metade para primeira aplicação e a outra para o reforço. 

“Vamos acelerar nossa vacinação, sem deixar de ter os cuidados de prevenção, como usar máscara, higienizar as mãos e evitar, o máximo possível, as aglomerações”, recomendou o governador Ronaldo Caiado. Ele reforçou ainda o compromisso de atingir até o final do mês de setembro a marca dos 18 anos entre os vacinados. “Será cumprida”, declarou, ao pontuar que segue em constante articulação junto ao Ministério da Saúde.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, afirmou que o avanço da campanha é o primeiro responsável pela diminuição no número de casos, internações e óbitos. “Eu não tenho nenhuma dúvida que grande parte dessa redução se deve à vacinação. As pessoas estão na rua, trabalhando e passeando. Se não tivéssemos as vacinas nós não teríamos essa queda”, explicou o secretário.

Ainda sobre os reflexos da imunização no Estado, Alexandrino pontuou que o efeito é muito positivo, sendo importante vacinar o maior número possível de pessoas no menor intervalo de tempo. “Por exemplo, na idade acima de 60 anos, que já foi toda vacinada, nós percebemos uma diminuição drástica no número de internações”, pontuou Ismael. 

Destinação

A partir dessa remessa, 100% das doses serão utilizadas para a vacinação por faixa etária. A pactuação segue a Resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) de Goiás. Os grupos prioritários que, por algum motivo, ainda não se vacinaram terão prioridade independentemente da idade. A ressalva contempla idosos, trabalhadores da saúde, educação ou grupos com comorbidades. 

Doses aplicadas

Até às 15h de quarta-feira (07/07), Goiás aplicou 2.456.995 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Com o esquema vacinal completo, seja pelo reforço ou pela aplicação de vacina em dose única, foram imunizadas 787.182 pessoas.

Fonte: Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás